Corredor Salgado Filho Andreivny

Tarifa zero no transporte público pode custar R$ 90 bilhões por ano no Brasil

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira (PORTAL UNIBUS)

O custo anual para implantar a gratuidade do transporte público em todo o país — abrangendo ônibus, trem e metrô — pode chegar a cerca de R$ 90 bilhões, segundo estimativa do presidente da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Vander Costa, em entrevista à CNN Brasil. A projeção reacende o debate sobre a viabilidade fiscal e operacional do modelo, atualmente em análise pela equipe econômica.

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, confirmou que a pasta estuda a possibilidade de estabelecer tarifa zero após demanda do presidente da República. Haddad afirmou que a área técnica está reunindo dados sobre a forma como o setor é financiado e avaliando alternativas para reduzir ou eliminar a cobrança aos usuários.

+ LEIA MAIS: Tarifa zero no transporte público pode ser implantada em todo o Brasil até o fim do ano

Entre os pontos levantados na análise estão o custo total do sistema, o volume de subsídios públicos, a contribuição das empresas por meio do vale-transporte, o valor desembolsado diretamente pelos trabalhadores e possíveis gargalos e oportunidades tecnológicas. Vander Costa ponderou que, embora o financiamento público seja essencial, uma implantação gradual pode ser mais adequada diante das cifras envolvidas.

A discussão integra um conjunto de propostas que vêm sendo debatidas no Congresso e na sociedade, incluindo alterações no regramento do vale-transporte e novas fontes de arrecadação, como taxação de serviços de carona remunerada e conversão de multas de trânsito para custear o sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.