19 SET 2025 Alex Rocha E Bus Articulado 37

Porto Alegre anuncia compra de 100 novos ônibus elétricos para frota sustentável

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)

A Prefeitura de Porto Alegre anunciou a aquisição de 100 novos ônibus elétricos para a frota da cidade, dentro do projeto de transição energética e modernização do transporte público. O Projeto de Lei (PL) será enviado à Câmara Municipal para autorização da compra.

O anúncio ocorreu no Acampamento Farroupilha, no Parque Harmonia, com a presença do prefeito Sebastião Melo e outras autoridades, ocasião em que também foi apresentado o novo modelo superarticulado e-Bus, desenvolvido para atender às especificações da Capital.

A compra dos 100 ônibus será viabilizada por meio de financiamento do BNDES/Finame, dentro do programa novo PAC do governo federal. O investimento total é de R$ 447 milhões, que inclui não apenas a aquisição dos veículos, mas também a implantação de estações de recarga de alta capacidade. Os ônibus serão financiados pela prefeitura e pagos pelas empresas de transporte público.

“É mais um esforço da prefeitura para qualificar o transporte coletivo e investir na transição energética na Capital. Contamos com o apoio dos vereadores para garantirmos mais conforto, segurança e sustentabilidade aos porto-alegrenses”, afirmou o prefeito Sebastião Melo.

O novo e-Bus superarticulado
O e-Bus superarticulado tem 21,5 metros de comprimento, capacidade para 146 passageiros e autonomia de 250 km. Desenvolvido em parceria entre Eletra, Mercedes-Benz, Caio e WEG, é o único do país que pode ser adquirido via Finame por ser 100% nacional.

O veículo integra tração Eletra, chassi Mercedes-Benz O500UDA (low entry), carroceria Caio eMillenium e motor elétrico de indução trifásico, com banco de baterias WEG LiFePO4 de 564,8 kWh. Seu sistema de freio regenerativo recupera energia durante as frenagens, aumentando a eficiência e reduzindo custos operacionais e de manutenção.

Sustentabilidade e economia
O secretário de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, destacou que a operação elétrica é cerca de 65% mais barata que a movida a diesel e mais sustentável. “São ônibus silenciosos, com wi-fi gratuito e recarga para celulares, tornando o transporte público mais confiável e atraente”, afirmou.

Os 12 ônibus elétricos já em operação, distribuídos em três linhas 100% elétricas – E178, E378 e E703 – transportaram 1,2 milhão de passageiros em um ano, evitando a emissão de 874,02 toneladas de gases poluentes e gerando economia de aproximadamente R$ 1 milhão em custos operacionais.

Expansão da frota
O investimento na nova frota permitirá a ampliação do projeto, garantindo linhas mais sustentáveis e confortáveis para os porto-alegrenses, além de consolidar Porto Alegre como referência em transporte público elétrico no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.