Corredor Salgado Filho Andreivny

Licitação do transporte público de Natal deve ser lançada em outubro

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Andreivny Ferreira (PORTAL UNIBUS)

A Prefeitura do Natal deve lançar em outubro a licitação do transporte público da cidade, segundo a secretária de Mobilidade Urbana, Jódia Melo. O edital está em fase final de ajustes jurídicos, conduzidos em conjunto com a Procuradoria-Geral do Município (PGM), e recebe consultoria da Associação Nacional de Transporte Público (ANTP).

Em entrevista à 98 FM nesta segunda-feira (22), Jódia Melo explicou que o processo está avançado e que todas as observações do Tribunal de Contas do Estado, principalmente sobre equilíbrio financeiro e econômico, foram cuidadosamente analisadas e incorporadas ao edital. “Estamos em iminência de, agora, no mês de outubro, fazer esse lançamento”, afirmou.

A secretária destacou ainda que alguns ajustes jurídicos ainda estão sendo feitos para garantir a segurança do processo. “Já tivemos alguns lançamentos de editais que foram fracassados na cidade. Por isso, precisamos cuidar de todos os detalhes”, explicou.

O edital também prevê melhorias na frequência dos ônibus, com espera média de 12 minutos e máxima de 30 minutos nos pontos mais desfavoráveis, buscando melhorar a rotatividade dos usuários e aumentar a demanda. Para evitar “desertos” na operação, a Prefeitura planeja ampliar o subsídio ao transporte, atualmente de 5% do valor total do sistema, com tarifa técnica de R$ 5,14 e tarifa pública de R$ 4,90.

A licitação prevê ainda um período de transição de 180 dias para que as operadoras implementem investimentos, incluindo a renovação da frota, cuja idade média atualmente é de quase 11 anos. A meta é reduzir essa média para seis anos. “As operadoras terão seis meses para fazer essa rede de transição e começar, de fato, a operar 100%”, detalhou a secretária.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.