Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ASSECOM / Governo do RN)
As obras da segunda etapa do Pró-Transporte, em Natal, devem ser concluídas até dezembro de 2025, segundo reunião realizada nesta sexta-feira (12) entre o governador em exercício, Walter Alves, e o secretário estadual da Infraestrutura, Gustavo Coelho. Os recursos para a terceira e última fase, no valor de R\$ 33 milhões, já estão assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC-3).
“A notícia é motivo de comemoração, porque essas obras melhorarão muito os problemas históricos de locomoção na Zona Norte. Será um novo formato de mobilidade, com faixa para quatro veículos simultaneamente, dois em cada sentido, e integrações bem resolvidas”, afirmou Walter.
A segunda etapa está em andamento nas avenidas Moema Tinôco, Tocantínea e Fronteiras, beneficiando cerca de 300 mil moradores da Zona Norte, a região mais populosa da capital potiguar. Os serviços incluem duplicação viária, paradas de ônibus com abrigo, calçadas, ciclovia, nova drenagem e obras de iluminação. Segundo o secretário Gustavo Coelho, as pendências de desapropriação e pagamento de indenizações já foram resolvidas.
O projeto também prevê melhorias em redes de esgoto e elétrica, com execução em etapas: primeiro pela Caern, com obras de água e saneamento, depois drenagem e intervenções viárias, seguidas de ajustes na rede elétrica.
Histórico da obra
O Pró-Transporte foi iniciado em 2007 pela Prefeitura do Natal e passou à responsabilidade do Governo do Estado em 2013. A primeira etapa, já concluída, incluiu o viaduto da Redinha e o eixo Moema Tinôco/Conselheiro Tristão.
A segunda etapa foi dividida em duas metas: a 2A, com duplicação da Av. Moema Tinôco em 1,5 km, incluindo abrigos de passageiros, passeio e ciclovia; e a 2B, que contempla a Av. Tocantínea, com duplicações, acesso ao Ginásio Nélio Dias e construção da alça D do viaduto das Fronteiras.
A terceira etapa, prevista para começar após a conclusão da segunda, será executada com recursos do PAC-3 e prevê intervenções na Avenida das Fronteiras, configurando um corredor urbano de ônibus.