Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) promoveu, no último dia 04, o encontro técnico “Governança Metropolitana no Transporte Coletivo: Conectando Territórios”, que discutiu os desafios da gestão intermunicipal do transporte público e os caminhos para dar mais sustentabilidade ao sistema. O evento ocorreu na sede da Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados do Estado do Ceará (ARCE), em Fortaleza, e reuniu prefeitos, gestores públicos, operadores de trânsito e representantes do governo estadual.
Durante todo o dia, os participantes discutiram modelos de financiamento do sistema, investimentos em infraestrutura, modernização da gestão de dados de mobilidade e integração de diferentes modais. Entre os presentes estiveram Larissa Camurça, prefeita de Pacatuba (CE), Átila Câmara, prefeito de Maranguape (CE), e João Marcelo Dieguez, prefeito de Nova Lima (MG).
“O usuário ganha muito com um sistema integrado. Em termos de custo, não ter que pagar para usar metrô e ônibus, por exemplo. Um sistema inteligente tem linhas pensadas para otimizar a viagem e o cidadão ganha mais tempo livre, para aproveitar a família, investir em outras atividades, ter lazer”, afirmou João Lucas Albuquerque, gerente de mobilidade da FNP.
O encontro foi realizado pela FNP em parceria com a Área Metropolitana de Barcelona (AMB) e contou com apoio da ARCE, do Sindiônibus, da Procuradoria Geral do Ceará e do Ministério das Cidades. Entre os palestrantes, estiveram Vladyson Viana (Secretaria do Trabalho do Ceará), Dimas Barreira (Sindiônibus), George Dantas (Etufor), Rafael de Paula (ARCE), Plínio Pompeu (Metrofor), Victor Lacerda (Secretaria de Conservação e Serviços Públicos), além de representantes do BNDES.
Estudo nacional do BNDES
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), em parceria com o Ministério das Cidades, apresentou o Estudo Nacional de Mobilidade Urbana. A pesquisa avalia os sistemas de média e alta capacidades (TPC-MAC) em 21 regiões metropolitanas com mais de um milhão de habitantes, projetando as necessidades de investimento para os próximos 30 anos.
Entre os resultados preliminares, o estudo aponta que Fortaleza deverá ampliar em mais de 130 km sua rede de transporte de média e alta capacidade até 2054. Além da capital cearense, cidades como Belém, Belo Horizonte, Campinas, Curitiba, Brasília, Florianópolis, Goiânia, Recife, Rio de Janeiro, Salvador, São Paulo e Vitória estão entre as regiões contempladas.
Experiências regionais
Secretários de transporte de Goiânia e Belo Horizonte compartilharam experiências de governança metropolitana. Goiânia foi citada como referência, com um modelo de gestão integrada entre estado e municípios implantado há mais de 20 anos.
“Investimos em uma nova frota e em terminais novos, mas a população não estava satisfeita. Só quando implantamos a metronização, que agiliza o tempo de viagem, recebemos um feedback positivo e hoje a nossa cidade recuperou 102% do número de passageiros pré-pandemia”, destacou Tarcísio Abreu, secretário de Transportes de Goiânia.