Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução (Projeto AKA / Divulgação)
A Viação Pêssego, que atua na zona leste de São Paulo, iniciou a fase de testes com um ônibus elétrico de 9 metros da TEVX Higer. O projeto piloto busca avaliar o desempenho do veículo no ambiente urbano da capital paulista, especialmente na transposição de valetas e lombadas, além de comprovar sua autonomia e qualidade operacional.
O teste está sendo realizado em uma linha regular da operadora, mas sem passageiros, de forma a coletar dados técnicos e garantir que o modelo atenda aos padrões de segurança e eficiência exigidos. Segundo Joseandro Souza, da Viação Pêssego, trata-se de uma oportunidade importante para a empresa. “Queremos ver, na prática, como um veículo com piso 100% baixo se comporta em uma operação urbana complexa como a da zona Leste de São Paulo. Este é o primeiro veículo mini com essa configuração disponível para testes na cidade, e estamos ansiosos para ver seu desempenho na transposição de valetas e lombadas, além da sua autonomia, que são alguns de nossos maiores desafios”, afirmou.
O modelo Azure9 se diferencia pela acessibilidade, com piso totalmente baixo e sistema de ajoelhamento, que permite ao ônibus inclinar-se para o lado da porta, facilitando o embarque e desembarque de pessoas com mobilidade reduzida, idosos e pais com carrinhos de bebê. O veículo também dispõe de ar-condicionado elétrico, vidros com proteção UV e portas USB nos balaústres e bancos.
De acordo com o CEO da TEVX Higer, Cadu Souza, a operação em São Paulo é estratégica para o fabricante. “O modelo de 9 metros é compacto e bastante robusto, facilitando o deslocamento em ruas mais estreitas e permitindo sua atuação em linhas mais periféricas das grandes cidades. A operação em São Paulo irá demonstrar as qualidades do nosso produto em um dos mercados mais exigentes do país”, destacou.
O teste na Viação Pêssego é o primeiro de uma série que a TEVX Higer pretende realizar em São Paulo. A previsão é que ainda neste mês o ônibus elétrico de 9 metros seja avaliado também em outras operadoras da capital, como parte do processo de consolidação da marca no mercado de transporte público.