Volvo fecha venda de 20 ônibus elétricos para a Santa Brígida em São Paulo

Volvo fecha venda de 20 ônibus elétricos para a Santa Brígida em São Paulo

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)

A Volvo anunciou a venda de 20 unidades do chassi elétrico BZRLE para a Viação Santa Brígida, em São Paulo. O modelo, de piso baixo e recém-lançado pela marca, será incorporado à frota da empresa, que atua na região Noroeste da capital paulista. O negócio marca mais um passo no processo de descarbonização do transporte público da cidade, que possui a maior frota de ônibus da América Latina.

Segundo Paulo Arabian, head de vendas de ônibus da Volvo, o novo modelo foi projetado para atender cidades que buscam aliar acessibilidade a metas de emissões zero. “Comercializar as primeiras unidades para a Santa Brígida, tradicional frotista Volvo, atesta a boa experiência dos clientes com nossos produtos e serviços”, disse.

A confiança da operadora na marca se apoia no histórico da frota: dos 656 veículos em circulação, 489 são Volvo, o que representa 74% do total. “Conhecemos muito bem o pós-venda, a disponibilidade de peças, fatores importantíssimos para nós. Esse relacionamento é crucial em nossas decisões”, afirmou Fernando Marques, diretor da Santa Brígida. A venda foi realizada pela concessionária NORS, representante da Volvo em São Paulo.

Além da confiabilidade, o histórico da marca com veículos elétricos pesou na escolha. “É um produto maturado, já testado na Europa e que chega ao Brasil com a confiabilidade da Volvo”, acrescentou Marques.

Sustentabilidade e operação
De acordo com a fabricante, os novos ônibus garantem benefícios ambientais e operacionais. “Além de ajudarem a melhorar a qualidade do ar, com zero emissões de CO₂, reduzem significativamente a poluição sonora”, destacou Humberto Costa, gerente regional de vendas de ônibus da Volvo.

O BZRLE é equipado com quatro ou cinco baterias de íons-lítio de 90 kWh cada. Com carregadores de até 250 kWh, o tempo de recarga pode chegar a apenas uma hora. O chassi utiliza a mesma plataforma das versões a diesel, mantendo freios e eixos já conhecidos pelas operadoras.

Perfil da operadora
A Santa Brígida integra o grupo Nossa Senhora do Ó (NSÓ), que também administra a Urubupungá, Viação Cidade de Caieiras e a Urubupungá Transportes e Turismo. A empresa opera 656 ônibus e emprega 4.200 funcionários.

Com certificação ISO 14001 e histórico de iniciativas sustentáveis, a operadora já construiu a primeira garagem com certificado LEED da América Latina. “A Santa Brígida tem uma cultura ambiental enraizada, o que nos aproxima da Volvo, que tem o meio ambiente como um de seus valores”, destacou Marques.

A empresa também se destaca pela qualidade no atendimento, segundo avaliações periódicas da SPTrans. Os novos chassis Volvo BZRLE vão operar na Área 1 do sistema de transporte público de São Paulo, onde a Santa Brígida concentra sua atuação e responde por 87% da operação do Consórcio Bandeirante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.