Do PORTAL UNIBUS
Foto: Márcia Pinna (Revista Technibus)
A Viação Santa Cruz iniciou, em 2 de setembro, a primeira linha regular do Brasil operada com ônibus Scania movido a gás. O serviço parte da rodoviária da Barra Funda, em São Paulo, com destino a Campinas, em quatro frequências diárias. O veículo está em operação comercial, com venda regular de passagens.
“Estamos felizes com esta novidade e muito satisfeitos em testar este veículo na operação real. O gás é uma alternativa importante para um combustível mais limpo e renovável, e a Santa Cruz está engajada no trabalho pela descarbonização e por um transporte mais sustentável. Depois deste teste, e tendo sucesso, nossa ideia é implementar os ônibus a gás da Scania em todos os trechos curtos e em todos os horários, em rotas como São Paulo–Campinas e São Paulo–Mogi Mirim. Estimamos que isto vá demandar um total de 10 ônibus. Mais para a frente, pensamos em trocar toda a frota para o gás”, afirmou Francisco Mazon, presidente da empresa, em entrevista à Revista Transporta Brasil.
O ônibus utilizado é um Scania K340 com carroceria Marcopolo New G7, de 14 metros de comprimento e capacidade para 46 passageiros. Entre os diferenciais em relação ao modelo a diesel estão a menor vibração e a redução de ruído, o que proporciona maior conforto a bordo.
Os veículos contam com motor Scania OC 09 ciclo Otto, de nove litros e cinco cilindros, autonomia de até 450 quilômetros e potência de 340 cavalos. A transmissão é automatizada Opticruise de 12 marchas. O modelo disponibilizado à Santa Cruz foi cedido em comodato por seis meses, com plano de manutenção Scania Pro.
Segundo a fabricante, o custo de aquisição de ônibus movidos a gás é entre 20% e 30% superior ao de veículos a diesel. Os testes da Santa Cruz contam com parceria da Comgás, que será responsável pelo abastecimento. Inicialmente, o veículo utilizará gás natural veicular (GNV), combustível fóssil, mas a meta é adotar biometano, fonte renovável derivada de aterros sanitários.