Volkswagen inaugura Centro de Exportações de ônibus e caminhões em Resende (RJ)

Volkswagen inaugura Centro de Exportações de ônibus e caminhões em Resende (RJ)

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) inaugurou um novo Centro de Exportações em Resende (RJ), com o objetivo de ampliar a eficiência logística e dar suporte à expansão internacional da marca. O espaço, com mais de 3 mil metros quadrados, concentra a operação de envio de veículos semidesmontados (SKD), que são finalizados em fábricas da marca no exterior.

Segundo Adolpho Bastos, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO, a inauguração do centro representa um marco para a companhia. “Estamos preparados para atender com agilidade e qualidade os nossos clientes em qualquer parte do mundo. Nossos times atuam de forma integrada, identificando as demandas dos países em que estamos presentes e entregando exatamente o que o mercado busca”, afirmou.

Os kits SKD são enviados a países como Argentina, México e África do Sul. O processo começa com a produção no Brasil, baseada em pedidos realizados pelos importadores. Cada unidade já é negociada antes mesmo da fabricação, explicou Marco Macedo, supervisor de Logística de Exportação e xKD. Após a montagem, os componentes recebem identificação específica para rastreabilidade, são agrupados em kits, embalados e alocados em contêineres com destino ao exterior.

Em julho de 2025, a primeira exportação a partir do novo espaço foi destinada à fábrica em Querétaro, no México. A operação contou com uma remessa de 22 unidades do modelo Constellation 26.320 e teve apoio logístico do parceiro MTC LOG.

O centro recebeu investimentos em tecnologia de ponta, como empilhadeiras elétricas com bateria de lítio, máquinas automatizadas para embalagem e sistemas inteligentes de armazenamento. O espaço também atende às exigências da Receita Federal para exportadores certificados OEA e adota soluções sustentáveis, como sensores de presença para ajuste da iluminação.

Em 2024, a VWCO registrou recorde na exportação de kits e pretende manter o crescimento neste segmento. Além do México, a montadora já atende a Argentina e operações na África do Sul e Filipinas, reforçando a estratégia de adaptação às demandas de diferentes mercados com foco em qualidade e agilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.