Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
Goiânia será a primeira cidade do mundo a operar regularmente uma frota de ônibus biarticulados 100% elétricos, resultado de parceria com a GreenMob Capital, veículo de investimentos do Grupo HP especializado em mobilidade urbana. Serão 21 unidades do modelo Volvo BZRT, sendo 16 articulados e 5 biarticulados, que irão atuar no BRT Leste-Oeste da Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) da capital de Goiás.
Os veículos fazem parte do primeiro lote de chassis articulados e biarticulados elétricos produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba (PR). O biarticulado tem capacidade para 250 passageiros e o articulado para 180, ambos com zero emissões de CO₂ e baixo nível de ruído.
André Marques, presidente da Volvo Buses América Latina, destacou a importância da venda para o BRT goiano. “Goiânia dá um passo significativo ao adotar ônibus elétricos de alta tecnologia e grande segurança em sua jornada de descarbonização do transporte público”, afirmou.
Para Gustavo Bacellar de Faria, CEO da GreenMob Capital, os novos veículos representam um marco para a mobilidade urbana no Brasil. “Estamos trazendo para Goiânia tecnologia de ponta, unindo eficiência, conforto e segurança. Os BZRT elétricos reforçam nosso papel em estruturar soluções inovadoras e sustentáveis, gerando valor real para cidades e usuários”, disse.
O negócio foi intermediado pela Suécia Veículos, concessionária Volvo para parte das regiões Centro-Oeste e Sudeste, com apoio da Volvo Financial Services, responsável pelo respaldo de crédito para aquisição dos chassis.
Goiânia será a primeira cidade a operar biarticulados elétricos Volvo de forma regular, com 28 metros de comprimento, os maiores veículos elétricos em operação diária no mundo. A frota atuará no BRT Leste-Oeste, reconstrução do antigo “Eixo Anhanguera”, e no BRT Norte-Sul, inaugurado em fase inicial no ano passado. O sistema atende atualmente cerca de 180 mil passageiros por dia, com 19 estações no eixo Leste-Oeste e 31 estações no eixo Norte-Sul, integrando ao todo 268 linhas e beneficiando aproximadamente 12 milhões de passageiros por mês, com expectativa de atingir 17 milhões.
Todos os ônibus possuem portas em ambos os lados, ar-condicionado e as estações são acessíveis, com rampas de acesso e tarifa única integrada em toda a rede.