FNP lança projeto para unificar dados da mobilidade urbana em 14 cidades brasileiras

FNP lança projeto para unificar dados da mobilidade urbana em 14 cidades brasileiras

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (FNP)

A Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP) lançou, nesta segunda-feira (28), em Goiânia, um projeto piloto com o objetivo de aprimorar a gestão de dados da mobilidade urbana no Brasil. A iniciativa reúne 14 cidades e propõe a criação de uma base nacional de dados públicos por meio da coleta automatizada de informações de sistemas já existentes, como GPS/AVL (monitoramento de frota), bilhetagem eletrônica e arquivos GTFS (programação dos serviços).

Atualmente, o Sistema Nacional de Informações da Mobilidade Urbana (SIMU) é atualizado de forma manual, com preenchimento de um extenso formulário por gestores públicos. Com o novo projeto, a expectativa é facilitar a obtenção de dados mais precisos e atualizados sobre o transporte coletivo nas cidades brasileiras.

O evento de lançamento contou com a presença de representantes do Ministério das Cidades, das prefeituras envolvidas, do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes de Mobilidade Urbana, da ANTP, da NTU, do IBGE, do BNDES, do Tribunal de Contas dos Municípios de Goiás e da Assembleia Legislativa de Goiás.

“O Brasil possui experiências exitosas em bancos de dados públicos. Na saúde, temos o DataSUS, e na educação, o INEP. É urgente a criação de um sistema nacional de dados de mobilidade urbana para que possamos entender nossa frota, número de passageiros, deslocamentos e oferecer políticas públicas adequadas”, afirmou Gilberto Perre, secretário-executivo da FNP.

Participam do projeto as cidades de Goiânia, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Salvador, Curitiba, Florianópolis, Belém, João Pessoa, Campinas, Contagem, Uberlândia, Manaus e Campina Grande.

Durante o lançamento, o prefeito de Goiânia e presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da FNP, Sandro Mabel, apresentou o modelo de gestão da capital goiana, destacando ações como a modernização da frota, reestruturação de linhas, integração metropolitana e investimentos em infraestrutura. “Incluímos a mobilidade urbana como prioridade em nosso plano de governo, em parceria com a NTU, mostrando que a colaboração entre poder público e iniciativa privada gera bons resultados”, destacou.

O evento também teve mesas temáticas sobre o Marco Legal do Transporte Coletivo (PL 3.278/2021), que propõe uma nova legislação para o transporte público coletivo urbano e intermunicipal, e sobre segurança viária. O projeto de lei já foi aprovado pelo Senado e está em tramitação na Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara dos Deputados.

Outro ponto discutido foi o papel das motocicletas na segurança viária, abordando desafios enfrentados por motoristas, trabalhadores de aplicativos e passageiros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.