Natal sedia oficina internacional sobre jornalismo de soluções para segurança no trânsito

Natal sedia oficina internacional sobre jornalismo de soluções para segurança no trânsito

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (STTU / Prefeitura do Natal)

Cerca de 1,35 milhão de pessoas morrem em sinistros de trânsito todos os anos no mundo. Outras 20 a 50 milhões sobrevivem com lesões, muitas vezes graves e permanentes. No Brasil, aproximadamente 35 mil pessoas perderam a vida no trânsito em 2024, segundo dados recentes.

Além do sofrimento humano, os sinistros viários representam um grave problema de saúde pública, com altos custos para os sistemas de saúde e para as famílias das vítimas — seja pelo tratamento, seja pela perda de produtividade. Esses impactos chegam a representar até 3% do Produto Interno Bruto (PIB) de alguns países.

Diante desse cenário, Natal recebe, entre os dias 22 e 24 de julho, no Hotel Holiday Inn, a Oficina Sobre Jornalismo de Soluções para Segurança Viária para Jornalistas da América Latina. O evento, promovido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pela Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), tem como objetivo capacitar profissionais da comunicação para a produção de reportagens que abordem respostas e estratégias eficazes para os problemas gerados pela violência no trânsito.

A solenidade de abertura, realizada nesta terça-feira (22), contou com a presença da secretária de Mobilidade Urbana de Natal, Jódia Melo; do representante da segurança viária da OPAS, Victor Pavarino; do representante da Unidade de Segurança e Mobilidade da OMS, Matthew Taylor; e do secretário de Saúde do Rio Grande do Norte, Dr. Alexandre Motta Câmara.

Durante o primeiro dia, os participantes assistiram a painéis sobre:

  • A situação da segurança viária nas Américas;
  • A abordagem da mídia sobre o tema;
  • Respostas e estratégias frente à crise de segurança no trânsito.

Também foi apresentado um estudo de caso local: a implementação do sistema de binário nas avenidas Jaguarari e São José, em Natal. O secretário adjunto de Trânsito, Newton Filho, destacou como a reestruturação viária contribuiu para a redução de sinistros com vítimas na capital potiguar.

Na quarta-feira (23), a oficina segue com novos painéis. Entre os destaques estão:

  • A perspectiva das vítimas e seus familiares, painel apresentado pela jornalista Celia Morales, da Guatemala;
  • A experiência da Associação de Jornalistas de Trânsito e Transporte da Argentina, com a jornalista Romina Winer.

Outros temas incluem o papel da comunicação na prevenção de sinistros, o uso de dados e evidências no jornalismo de trânsito e a importância de narrativas construtivas para promover mudanças sociais.

A Oficina é uma iniciativa que busca fortalecer o papel da imprensa na cobertura de temas complexos a partir de uma abordagem propositiva. O foco está em reportagens que não apenas apontem problemas, mas que também investiguem iniciativas, políticas públicas e ações comunitárias que apresentem resultados positivos.

A expectativa é que o evento contribua para qualificar a cobertura jornalística na América Latina e influencie políticas públicas voltadas à segurança viária, alinhadas com as metas globais da ONU para a redução de mortes no trânsito até 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.