Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (VR)
Diante do desafio diário enfrentado por milhões de brasileiros nos deslocamentos urbanos, a VR tem reforçado sua atuação como uma das principais plataformas de mobilidade corporativa do país. A empresa, que já processa mais de 10 milhões de viagens por mês, acaba de anunciar novos recursos tecnológicos para facilitar o gerenciamento de rotas, otimizar o uso do vale-transporte (VT) e garantir mais economia e flexibilidade para empresas e trabalhadores.
Presente em todo o Brasil e integrada a mais de 800 operadoras de transporte público, a VR enfrenta um cenário ainda heterogêneo: 37 empresas ainda operam com bilhetagem em papel, enquanto apenas quatro utilizam QR Code. Essa diversidade tecnológica exige uma gestão centralizada, robusta e com aplicação intensiva de dados — algo que a VR busca entregar por meio de suas novas ferramentas.
Entre os destaques do portfólio está o “Crédito Certo”, uma funcionalidade baseada em inteligência artificial que identifica créditos de VT não utilizados no mês anterior e propõe valores otimizados para a próxima recarga. A economia gerada pode chegar a 40%, mantendo o cumprimento da legislação do vale-transporte, que exige pagamento antecipado pelo empregador, sem natureza salarial ou encargos trabalhistas.
Outra funcionalidade importante é o “Melhor Rota”, que calcula trajetos personalizados com base em mapas, trânsito, distância e número de integrações. A ferramenta já é utilizada por 25% da base de trabalhadores vinculados à VR e realiza mais de 34 mil simulações de rotas por ano, indicando sempre o caminho mais eficiente e econômico para cada usuário.
Além disso, o saldo Mobilidade do cartão Multi VR pode ser utilizado para abastecimento, pagamento de estacionamento e compra de vouchers de mobilidade, como os da Uber, direto pelo SuperApp VR. A parceria com a plataforma de transporte já mostra resultados expressivos: mais de 30% dos usuários voltam a comprar vouchers no mês seguinte.
A aposta da VR em inovação é respaldada por estudos recentes. Segundo dados próprios da empresa, 85% dos trabalhadores atuam de forma totalmente presencial, número superior ao período pré-pandemia. Apesar disso, 28% afirmam gastar mais tempo no deslocamento diário atualmente, e houve uma queda de 3,5% no uso do transporte público, com aumento do uso de aplicativos de mobilidade.
Levantamento feito pelo Instituto Locomotiva a pedido da VR aponta ainda que o vale-transporte é o benefício mais desejado pelos trabalhadores (81%), seguido por apoio ao uso de aplicativos (61%) e vale-combustível (60%). No entanto, 8 em cada 10 profissionais não recebem reembolso ao usar carro próprio ou serviços de mobilidade para o trabalho, o que reforça a importância de soluções que tragam praticidade e integrem diferentes modais.
“Queremos promover mais autonomia para quem se desloca todos os dias e mais eficiência para quem gerencia o benefício, facilitando rotinas, gerando economia e impulsionando o progresso de empresas e trabalhadores”, afirma Renato Teixeira, diretor-executivo de Negócios Pessoa Jurídica da VR.
Com foco em tecnologia, integração e atendimento às legislações vigentes, a VR se posiciona como peça-chave para a transformação da mobilidade urbana corporativa, oferecendo mais conforto aos trabalhadores e maior eficiência operacional às empresas.