BRT Metropolitano de Belém conclui recebimento de 40 ônibus elétricos

BRT Metropolitano de Belém conclui recebimento de 40 ônibus elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Arcon / Agência Pará de Notícias)

A mobilidade urbana de Belém deu mais um passo importante rumo à sustentabilidade com a chegada de mais dez ônibus elétricos, completando a entrega dos 40 veículos com emissão zero de gases poluentes previstos para o Sistema BRT Metropolitano. A nova frota marca a consolidação de uma das maiores operações com ônibus elétricos do país, resultado do projeto de modernização conduzido pelo Governo do Pará.

De acordo com o diretor-geral da Agência de Regulação e Controle dos Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon), Eduardo Ribeiro, a entrega conclui uma etapa estratégica da implantação do sistema. “Com a chegada desses dez ônibus, completamos os 40 veículos elétricos previstos, já com seus carregadores instalados. No total, cerca de 230 ônibus já estão em Belém. Com a operação iniciando, esses veículos estarão à disposição da população que depende do maior projeto de mobilidade urbana da região nos últimos anos”, afirmou.

O BRT Metropolitano contará com 265 veículos no total, sendo 40 elétricos e 225 movidos a diesel com motores Euro 6 — padrão que emite até 15 vezes menos poluentes que os modelos antigos ainda em operação na Grande Belém. Essa renovação representa um avanço relevante na melhoria da qualidade do ar, redução das ilhas de calor urbanas e oferta de mais conforto no transporte coletivo.

Segundo Claudio Conde, diretor de Controle Financeiro e Tarifário da Arcon, o impacto ambiental positivo do novo sistema ganha ainda mais relevância por ocorrer justamente em um ano de Conferência do Clima (COP). “Estamos fazendo uma contribuição significativa em termos de emissões. Não só pelos veículos elétricos, cuja recarga tem impacto ambiental praticamente nulo, mas também pelos novos ônibus a diesel, que possuem motores Euro 6”, destacou.

A nova frota também trará benefícios diretos aos passageiros. Com corredores exclusivos e linhas alimentadoras, o tempo de deslocamento será reduzido, e a integração tarifária possibilitará economia. “Uma pessoa que mora em Santa Bárbara e estuda na UFPA, por exemplo, poderá fazer esse trajeto com uma única passagem, integrando linhas alimentadoras e o corredor BRT”, explicou Conde.

A Arcon ficará responsável pela regulação, controle e fiscalização do sistema, com acompanhamento em tempo real e equipes de campo atuando nos terminais e nas vias. Os benefícios tarifários, como gratuidades e descontos, continuam garantidos aos usuários.

Com a frota completa prestes a entrar em operação e uma infraestrutura moderna em fase final de implementação, o BRT Metropolitano se consolida como uma referência nacional em transporte público sustentável, promovendo inclusão, eficiência e qualidade de vida na Região Metropolitana de Belém.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.