Volvo e Volkswagen anunciam mudanças em suas lideranças executivas ligadas a caminhões e ônibus

Do PORTAL UNIBUS
Foto: PNW Production (Pexels)

Duas importantes movimentações marcam o cenário corporativo da indústria de veículos pesados no Brasil. Desde o último dia 1º, Joice Biermayr assume a gerência de desenvolvimento da rede de concessionárias da Volvo Caminhões e Ônibus no País, enquanto Adolpho Bastos é anunciado como novo vice-presidente de Produção e Logística da Volkswagen Caminhões e Ônibus. As mudanças reforçam a aposta das montadoras em profissionais experientes e com forte trajetória no setor.

Na Volvo, Joice Biermayr será responsável por definir e implementar a estratégia para as 107 casas da marca espalhadas pelo território nacional. Com 29 anos de carreira na empresa, Joice possui formação em Engenharia Elétrica Tecnológica e Engenharia Automotiva pela UTFPR, além de especializações em Engenharia de Produção e MBA em Gestão Automotiva.

Ela iniciou sua trajetória na Volvo em 1994 como estagiária na área de manufatura e passou por diferentes funções de liderança, incluindo engenharia de produção, testes de campo, desenvolvimento da rede de concessionárias, qualidade de campo e, mais recentemente, uma posição global na Suécia na área de operações de garantia e inteligência de mercado com inteligência artificial. Agora, retorna ao Brasil e passa a se reportar ao diretor-executivo da Volvo Caminhões, Alcides Cavalcanti, sucedendo Alexandre Hartl, que passa a atuar na área comercial de pós-venda.

Já na Volkswagen Caminhões e Ônibus, Adolpho Bastos assume a vice-presidência de Produção e Logística, sucedendo Adilson Dezoto, que se aposenta após quase três décadas na empresa. Engenheiro de produção pela USP, com especializações na Stockholm School of Economics, FGV e ESPM, Adolpho possui sólida experiência internacional, tendo atuado por três décadas em operações da Scania e do Grupo LOTS no Brasil, Argentina e Suécia. Até então, ocupava o cargo de vice-presidente de Logística da Scania Latin America.

Adilson Dezoto, por sua vez, encerra sua jornada na montadora com um legado significativo: foi responsável por ampliar a capacidade da fábrica de Resende (RJ) e liderar projetos estratégicos, como o desenvolvimento das linhas Constellation, Novo Delivery e Meteor. Além disso, teve participação ativa no fortalecimento do Cluster Automotivo do Sul Fluminense.

As mudanças refletem os movimentos estratégicos das marcas para reforçar suas operações e ampliar a competitividade em um setor que passa por grandes transformações, como a transição energética, a digitalização dos serviços e o fortalecimento da experiência do cliente por meio das redes de concessionárias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.