Aracaju recebe 15 ônibus zero KM 100% elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Karla Tavares (SECOM / Prefeitura de Aracaju)

Aracaju deu um passo histórico rumo à mobilidade sustentável com a entrega oficial de 15 ônibus 100% elétricos que passarão a integrar o sistema de transporte público da capital sergipana. Com a novidade, a cidade se torna a primeira capital do Nordeste a contar com uma frota urbana elétrica em operação – e o mais importante: sem aumento da tarifa para os usuários.

A aquisição marca o início de uma nova etapa para o transporte coletivo de Aracaju, que passa a contar com veículos de emissão zero, operação silenciosa e mais conforto para os passageiros. A iniciativa foi celebrada pela prefeita Emília Corrêa, que destacou o impacto ambiental e social da medida: “Quem respeita o meio ambiente, quer ônibus elétricos. Quem respeita a vida das pessoas, quer ônibus elétricos.”

Os novos veículos são do modelo Azure A12BR, da TEVX Higer, e contam com ar-condicionado com saídas individuais, piso baixo, entradas USB em todos os assentos, acessibilidade para cadeirantes e capacidade para até 75 passageiros. Eles serão distribuídos em dez linhas da cidade, com o objetivo de atender a todas as regiões da capital.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Emília Golzio, a substituição dos veículos a diesel por elétricos trará impacto direto na qualidade de vida da população. A estimativa é de que os novos ônibus deixem de emitir cerca de 1.650 toneladas de CO₂ por ano — o equivalente ao plantio de 18 mil árvores. “É uma mudança estrutural que melhora o ar, reduz ruído e mostra que Aracaju está preparada para ser uma cidade inteligente”, destacou.

A modernização da frota foi antecipada em 11 anos em relação ao cronograma original da licitação anterior, que previa esses avanços apenas para 2035. Segundo o superintendente da SMTT, Nelson Felipe, esse resultado só foi possível graças à nova gestão. “O que a gente está fazendo em seis meses era prometido para mais de uma década”, afirmou.

A operação dos ônibus será custeada pelas empresas do sistema, que também arcarão com a instalação de sete carregadores elétricos. Cada uma das três empresas receberá cinco unidades e contará com motoristas treinados pela própria fabricante TEVX. A operação da nova frota está prevista para começar em julho.

Com a entrega, Aracaju passa a ter 68 ônibus com ar-condicionado em circulação, o que representa 14% da frota total da capital. O objetivo, segundo a administração municipal, é tornar a cidade proporcionalmente a maior do país em número de ônibus elétricos por habitante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.