Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo (Por Dentro do RN)
O Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN) recomendou ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) e às empresas Trampolim da Vitória, CAF Transportes Ltda. – ME e AEV Transporte e Turismo Ltda. – ME, medidas para aprimorar o serviço de transporte coletivo na linha “P”, que atende o município de Parnamirim. A iniciativa é resultado de um inquérito civil que investiga possíveis irregularidades na operação da linha.
Entre os pontos destacados, o MPRN recomendou ao DER/RN intensificar a fiscalização do cumprimento das Ordens de Serviço Operacional (OSO) das linhas LDI-185-094, 1.E2.24 e 1.E2.25.1. Essa fiscalização deverá ocorrer com vistorias in loco por, pelo menos, dois dias úteis, um sábado e um domingo. O órgão estadual também deverá revisar as OSO para evitar saídas simultâneas de veículos por diferentes operadores e reduzir os intervalos entre viagens, reorganizando os horários conforme necessário.
Às empresas operadoras, foi recomendado o cumprimento integral das OSO de suas respectivas linhas e, quando preciso, o encaminhamento de pedidos de alteração de itinerários e horários ao DER/RN. Além disso, devem divulgar os horários das viagens nos ônibus e aplicativos de mobilidade, caso estejam disponíveis.
Apesar da inclusão de um novo veículo e de duas viagens extras nos horários de pico em 2024, persistem queixas de usuários sobre longas esperas, principalmente entre 6h e 8h e nos períodos da tarde e finais de semana. As denúncias apontam para intervalos entre viagens que chegam a 40 minutos.
No entanto, a análise das OSO mostra que, nos dias úteis, os intervalos programados entre 5h50 e 8h30 não ultrapassam os 25 minutos. Entre 14h55 e 18h25, há 13 viagens programadas, com média de quatro por hora. Aos sábados, estão previstas 36 viagens e aos domingos, 35 — sendo que apenas um intervalo, no domingo, ultrapassa uma hora.
Esses dados indicam que as falhas no serviço podem estar relacionadas à não execução dos horários programados pelas empresas, o que reforça a necessidade de fiscalização rigorosa. Também foi constatado que, em alguns horários, há veículos saindo ao mesmo tempo ou com diferença mínima, seguidos por intervalos longos, o que prejudica a fluidez do atendimento.
O MPRN concedeu prazo de 30 dias para que o DER/RN e as empresas prestem informações sobre o cumprimento das recomendações. Caso não haja resposta ou avanço nas medidas, o Ministério Público poderá adotar providências judiciais.