Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
O setor de produção de ônibus no Brasil continua em ritmo de crescimento. De acordo com dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), as encarroçadoras produziram 2.165 unidades em maio deste ano, o que representa alta de 8% em relação ao mês anterior (2.005 unidades) e crescimento de 8,15% na comparação com maio de 2024, quando foram fabricados 2.002 veículos.
No acumulado de janeiro a maio de 2025, a produção totalizou 9.680 unidades, o que corresponde a um aumento de 9,41% em relação ao mesmo período de 2024, quando foram produzidos 8.848 ônibus.
Urbanos lideram produção, mas micro-ônibus recuam
Os ônibus urbanos continuam sendo os mais produzidos no país, com 4.096 unidades, o que representa 42,31% da produção total e um crescimento de 15,35% frente às 3.551 unidades fabricadas no mesmo período do ano passado.
Os modelos rodoviários também tiveram alta, com 2.975 veículos fabricados, aumento de 14,43% sobre os 2.600 produzidos entre janeiro e maio de 2024. Já os micro-ônibus registraram queda: 2.499 unidades, retração de 5,16% em relação aos 2.635 fabricados no ano passado.
Com menor participação, os modelos intermunicipais somaram 110 unidades fabricadas em 2025 até maio, frente a 62 veículos no mesmo intervalo de 2024, representando 1,14% da produção total.
Caio e Marcopolo lideram produção
Das 9.680 unidades produzidas no período, os principais volumes vieram da Caio, com 3.181 ônibus, seguida pela Marcopolo, com 2.846 veículos. Na sequência, aparecem Mascarello (1.293), Neobus (950), Comil (733), Carbuss/Busscar (410) e Irizar (267).
A Volare, que passou a integrar os dados da Fabus a partir de março, adicionou 1.331 unidades ao total, o que eleva o volume de produção nacional para 11.011 ônibus no acumulado de 2025. A marca produziu 586 miniônibus, 424 rodoviários, 313 urbanos e oito micro-ônibus.
Mercado interno impulsiona resultados
O mercado interno segue sendo o principal destino dos ônibus produzidos. Entre janeiro e maio de 2025, 8.534 unidades foram vendidas no Brasil, volume 10,15% maior que os 7.748 veículos comercializados no mesmo período do ano passado.
As exportações também registraram leve crescimento. Foram 1.146 veículos enviados ao exterior, aumento de 4,2% frente às 1.100 unidades exportadas em 2024. O destaque ficou para os modelos rodoviários, com 902 unidades.
A Marcopolo liderou as exportações, com 596 ônibus enviados a outros países (sendo 473 rodoviários). A Irizar exportou 266 rodoviários; a Caio, 113 unidades (103 urbanos); a Comil, 84 rodoviários; a Busscar, 77 rodoviários; e a Mascarello, 10 veículos. Com a inclusão dos 98 ônibus da Volare exportados no período, o total exportado chega a 1.244 unidades.