Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)
Após 30 dias de testes com um ônibus elétrico nas ruas de Natal, a Prefeitura da capital potiguar se prepara para divulgar, dentro de 15 dias, o relatório técnico da experiência. O modelo Azure A12BR, da fabricante TEVX Higer, circulou entre abril e maio em linhas operadas por diferentes empresas da cidade, em uma iniciativa da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU) para avaliar a viabilidade da adoção de veículos menos poluentes no transporte público.
O veículo testado chamou atenção por sua modernidade: ar-condicionado ecológico com dutos individuais, tomadas USB, Wi-Fi a bordo, painéis informativos em tempo real e piso 100% baixo, com sistema de “ajoelhamento” da suspensão para facilitar o embarque de todos os passageiros, especialmente pessoas com mobilidade reduzida.
Durante o período de testes, foram coletados dados sobre tempo de viagem, duração da bateria, eficiência do ar-condicionado, tempo de embarque e desembarque, além de informações sobre a percepção dos passageiros. De acordo com a titular da STTU, os resultados preliminares são positivos, apesar de algumas dificuldades operacionais.
“Houve registros de pequenos problemas em decorrência dos buracos e desníveis nas vias, além de lombadas construídas fora do padrão pela própria população. Nada, no entanto, que impedisse o funcionamento do ônibus”, afirmou a secretária em entrevista à Agência Saiba Mais.
A expectativa da gestão municipal é de que, com o relatório em mãos, a Comissão de Acompanhamento conclua a avaliação técnica e, a partir disso, inicie a análise da viabilidade operacional e financeira para eventual aquisição do modelo.
“O estudo analisará aspectos técnicos, e, sendo viável, a etapa seguinte será discutir a possibilidade de compra, considerando o alto investimento necessário para esse tipo de transição”, explicou a secretária.
Ainda segundo a STTU, um novo teste está previsto para acontecer em breve — desta vez, com um ônibus movido a gás natural. O veículo será avaliado com os mesmos critérios adotados no teste com o modelo elétrico.