Pesquisa da ClickBus revela como passageiros usam o tempo durante viagens rodoviárias

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (ClickBus)

Uma pesquisa realizada pela ClickBus, maior aplicativo de vendas de passagens rodoviárias do Brasil, revelou os hábitos dos passageiros que costumam comprar passagens online para viagens de ônibus. O levantamento aponta que, embora as redes sociais ainda liderem como principal passatempo, o consumo de conteúdos via plataformas de streaming tem crescido de forma expressiva, transformando o trajeto em um momento de lazer e imersão digital.

Segundo o estudo, 71% dos passageiros utilizam o YouTube como principal plataforma de streaming de vídeo durante a viagem. A Netflix aparece logo em seguida, com 68% da preferência, e o Prime Video é usado por 29% dos viajantes. No consumo de áudio, o Spotify lidera com 67%, seguido por YouTube Music (57%) e Deezer (15%).

“Percebemos que os passageiros estão buscando cada vez mais aproveitar a viagem de ônibus, transformando em um momento de relaxamento e entretenimento. O uso do streaming é um reflexo da conectividade e da procura por conforto mesmo em deslocamentos mais longos”, afirma Michelle Xavier, Diretora de Marketing e Growth da ClickBus.

Além do streaming e das redes sociais, outras formas de entretenimento também foram mencionadas. Jogar em dispositivos móveis aparece como hábito de 22% dos entrevistados, enquanto 21% afirmaram utilizar o tempo para leitura, seja com livros físicos ou digitais. A diversidade nas formas de distração evidencia o perfil digital do novo viajante rodoviário.

Apesar disso, apenas 30% dos consumidores realizam a compra de passagens de forma online. Para a ClickBus, esse dado mostra que, mesmo com um comportamento digital durante a viagem, o setor ainda enfrenta o desafio de digitalizar o processo de aquisição das passagens.

“Transformar um setor tão offline exige inovação contínua. Nossa missão é proporcionar um ecossistema de soluções que eleva a eficiência do setor rodoviário, criando uma jornada mais completa, flexível e conveniente para os passageiros, podendo assim extrair o melhor das suas viagens, seja no percurso ou no destino final”, conclui Michelle.

A pesquisa, encomendada pela própria ClickBus, reforça a necessidade de adaptação do setor rodoviário aos novos hábitos de consumo digital dos passageiros e destaca a importância de integrar conveniência, entretenimento e conectividade na experiência de viajar de ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.