DER/RN se cala: silêncio diante da crise no transporte intermunicipal do RN

DER/RN se cala: silêncio diante da crise no transporte intermunicipal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo/PORTAL UNIBUS

Mesmo após denúncias sobre pressões de permissionários e manobras para barrar melhorias no transporte intermunicipal da Grande Natal, o Departamento de Estradas de Rodagem do RN (DER/RN) segue em completo silêncio. O órgão, que é responsável por conduzir tecnicamente o setor, não responde aos questionamentos que envolvem sua conduta diante das interferências do sistema alternativo.

A situação mais evidente dessa falta de respostas sobre a situação do transporte intermunicipal de passageiros é bem recente. Em 30 de maio, o PORTAL UNIBUS divulgou reportagem onde informa que, conforme apuração exclusiva, operadores do transporte complementar têm exercido forte pressão dentro do DER para impedir que as propostas de melhorias feitas pelos prefeitos de municípios da Grande Natal saiam do papel. Essa atuação dos permissionários estaria ocorrendo através de pressão por interferência política, pelo o que foi apurado com nossas fontes, e pela pressão econômica dos permissionários, que estariam atuando conjuntamente e de maneira organizada.

O DER-RN foi procurado e a engenheira Natécia Nunes, diretora-geral do órgão, respondeu ao nosso pedido de entrevista solicitando prazo até esta segunda-feira, 02, para se manifestar sobre o conteúdo da reportagem publicada neste espaço. Entretanto, até o fechamento da matéria, não recebemos o retorno e, ao tentarmos uma nova comunicação nesta segunda-feira, não recebemos resposta.

A omissão chama atenção. Desde a publicação das primeiras informações pelo PORTAL UNIBUS, revelando a resistência de operadores do transporte complementar e sua influência dentro do DER, nenhuma explicação oficial foi apresentada. O governo estadual, por sua vez, mantém o discurso de que “tudo está sendo avaliado com cuidado”, enquanto o serviço continua estagnado para a maioria dos municípios.

A exceção, como já relatado, é Extremoz, que driblou o controle do DER ao operar a nova linha 161 com o sistema de bilhetagem de Natal. Fora isso, Macaíba, São Gonçalo do Amarante e Ceará-Mirim seguem sem qualquer avanço prático que possibilite melhorias para o transporte.

É importante ressaltar que técnicos do próprio DER relataram ao PORTAL UNIBUS, sob anonimato, dificuldades para avançar em estudos técnicos, diante da pressão dos permissionários. E o silêncio do órgão gestor apenas reforça a suspeita de que há, de fato, interferência política ou conveniência institucional diante da crise no transporte intermunicipal potiguar.

Para a população, o resultado é o mesmo: longas esperas, poucas opções de transporte e um sistema que parece operar com base em acordos de bastidores — não em critérios públicos, legais ou técnicos.

O espaço segue aberto para a manifestação do DER-RN. Caso haja o envio de um posicionamento, o PORTAL UNIBUS divulgará.

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