Permissionários dos alternativos travam avanços no transporte da Grande Natal

Permissionários dos alternativos travam avanços no transporte da Grande Natal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Gabriel Felipe/Ilustração / Arquivo/PORTAL UNIBUS

As discussões recentes entre o Governo do Rio Grande do Norte e prefeitos da Região Metropolitana de Natal, com o objetivo de promover melhorias no transporte público intermunicipal, estão esbarrando em um obstáculo que poucos imaginavam: a resistência de permissionários do sistema de transporte alternativo.

Informações obtidas com exclusividade pelo PORTAL UNIBUS revelam que, mesmo com o clima de colaboração entre as partes envolvidas, os operadores do transporte complementar têm exercido forte pressão dentro do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/RN) — órgão responsável por autorizar e gerenciar as linhas intermunicipais. O objetivo: impedir que as propostas de melhorias feitas pelos prefeitos saiam do papel.

A resistência tem impactos diretos nas tratativas com o governo estadual. Embora a reunião divulgada em 12 de maio tenha sido anunciada como um avanço, na prática, pouco ou quase nada foi implementado — com uma única exceção: a nova linha 161, que liga o município de Extremoz ao bairro de Petrópolis, em Natal. Essa linha, autorizada recentemente, passou a operar sob o sistema de bilhetagem municipal de Natal, o que, na prática, permitiu contornar a gestão direta do DER e viabilizar a nova operação.

Para os demais municípios, no entanto, a situação é outra. As demandas apresentadas por Parnamirim, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Ceará-Mirim continuam estagnadas. Fontes ouvidas pela reportagem afirmam que sempre que alguma proposta envolvendo aumento de serviço de ônibus começa a ser avaliada tecnicamente, representantes dos alternativos atuam nos bastidores para barrar qualquer tipo de autorização. O argumento utilizado pelos permissionários é de que as mudanças poderiam inviabilizar financeiramente o sistema complementar, que depende da ausência de concorrência para manter sua rentabilidade.

Desta vez, mesmo com a solicitação dos prefeitos, não foi diferente, e o avanço em discussões que representam melhorias para a população da Grande Natal, estão estagnadas.

Pressão silenciosa e impacto direto na população

A atuação dos alternativos tem criado um impasse dentro do DER. Funcionários do órgão têm relatado dificuldades em conduzir análises técnicas de novas linhas, diante da interferência política e da pressão exercida pelos grupos organizados do transporte complementar. “Há um receio dentro do DER de avançar com autorizações que, embora necessárias, possam gerar conflitos com os permissionários já estabelecidos”, afirmou uma fonte com conhecimento direto das negociações.

O resultado desse bloqueio silencioso é sentido diretamente pela população que depende do transporte público. Moradores das cidades da Grande Natal continuam enfrentando dificuldades com poucas opções de horários, longas esperas nos pontos de ônibus e falta de integração tarifária entre os municípios.

Em contrapartida, o Governo do Estado afirmou, por meio de nota divulgada no dia 12 de maio, que as discussões ainda estão em andamento e que a busca por soluções viáveis continua. Segundo o secretário de Estado da Fazenda, Carlos Eduardo Xavier, o diálogo com as prefeituras tem avançado, mas ainda há “caminhos a percorrer”.

Extremoz avança isoladamente

A exceção que confirma a regra é Extremoz. A prefeita Jussara Sales, que participou da reunião de 12 de maio, conseguiu viabilizar a nova linha 161 graças a um modelo de operação distinto: ao utilizar o sistema de bilhetagem de Natal, a linha não ficou submetida ao controle direto do DER, escapando assim da interferência dos alternativos. A linha vai começar a operar no próximo dia 2 de junho, ligando Extremoz ao bairro de Petrópolis, com integração ao sistema de transporte urbano de Natal, conforme noticiado pelo PORTAL UNIBUS.

Com ônibus convencionais, tarifa acessível e a possibilidade de integração com outras linhas de Natal, a nova linha tem sido bem recebida pela população local, o que não tem acontecido com as demais localidades.

A urgência por soluções equilibradas

A situação revela a complexidade do sistema de transporte na Grande Natal, onde interesses divergentes, falta de regulação efetiva e carência de planejamento de longo prazo dificultam a implementação de melhorias. Ao mesmo tempo, a população segue sendo a maior prejudicada.

O PORTAL UNIBUS procurou a diretora do DER/RN, Natércia Nunes, para tratar o assunto, mas ela informou que responderia a equipe de reportagem na segunda-feira (dia 2 de junho).

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