SPTrans detalha plano de transformação digital no transporte coletivo de São Paulo

Do PORTAL UNIBUS
Com informações da Revista Technibus
Foto: Rovena Rosa (Agência Brasil)

Durante o evento Smart Ticketing – A chave da governança, realizado nos dias 12 e 13 de maio em São Paulo, as superintendentes Jeanete De Lazare Laginhas e Isabela Muniz, da SPTrans, apresentaram o plano da empresa pública para modernizar a experiência dos usuários do transporte por ônibus na capital paulista, com base em inovação digital. A implantação está prevista para começar em setembro de 2026.

Com 30 anos de atuação na gestão do sistema de ônibus da cidade, a SPTrans pretende reformular a forma como o transporte público é operado, priorizando eixos como informação em tempo real, digitalização com inclusão, controle inteligente da operação, integração intermodal, equidade na mobilidade e maior proximidade com o usuário. A meta é garantir transparência, eficiência e agilidade, com foco na experiência do passageiro e uso estratégico de dados.

Um dos pilares do plano é o novo Sistema de Monitoramento e Gestão da Operação (SMGO), que permitirá intervenções em tempo real na rede de ônibus, substituindo tecnologias antigas. O SMGO será integrado ao Sistema de Bilhetagem Digital (SBD) e ao Sigma – uma plataforma georreferenciada com uso de big data e machine learning, financiada pelo Banco Mundial e BID, que ajudará no planejamento da mobilidade com foco no comportamento dos usuários.

O novo Centro de Operações (COP) atuará como núcleo de comando da operação dos ônibus em São Paulo, reunindo dados em tempo real e garantindo a continuidade do serviço.

Já a bilhetagem digital, segundo Isabela Muniz, deverá ser pensada com base nos hábitos dos passageiros, priorizando simplicidade, conveniência e liberdade de escolha. O sistema aceitará diversas formas de pagamento, como cartões bancários, QR Code, celulares e biometria, além de garantir segurança por criptografia avançada e modernização dos validadores.

Até dezembro de 2025, devem estar em operação as primeiras entregas: novos validadores em toda a frota, meios de pagamento atualizados e serviços digitais como cadastro, consulta e compra de créditos via aplicativo.

A SPTrans aposta na integração de dados operacionais e de bilhetagem como motor da eficiência e reforça que a colaboração entre poder público, empresas e startups será essencial para acelerar soluções e garantir a transformação do sistema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.