Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Caio Induscar)
Goiânia passou a contar com um novo recurso tecnológico para melhorar a eficiência do transporte coletivo: a metronização de semáforos com uso de inteligência artificial (IA). A inovação foi implementada no primeiro trecho do BRT Leste-Oeste, entre o Terminal Novo Mundo e a Praça da Bíblia, com o objetivo de reduzir paradas dos ônibus nos cruzamentos e encurtar significativamente o tempo de viagem dos passageiros.
Segundo a prefeitura, a metronização foi projetada para otimizar os corredores exclusivos do BRT, tornando o sistema mais atrativo e funcional à população. O sistema funciona por meio de comunicação direta entre os ônibus e os semáforos: ao sair da estação, o veículo envia sinais que são interpretados por algoritmos inteligentes nos cruzamentos, permitindo ajustes em tempo real nos tempos de abertura e fechamento dos sinais.
“O ônibus se comunica com os semáforos, que passam a saber da sua aproximação. A inteligência artificial calcula qual o melhor momento para abrir ou fechar, reduzindo o tempo de parada. O objetivo é simples: fazer o ônibus parar o mínimo possível”, explicou Tarcísio Abreu, secretário municipal de Engenharia de Trânsito.
Os primeiros resultados foram positivos. Segundo a Secretaria de Engenharia de Trânsito (SET), a velocidade média operacional nos horários de pico saltou de 16 km/h para mais de 21 km/h – um aumento de cerca de 30% –, patamar condizente com sistemas BRT modernos.
Além da melhoria na fluidez, a medida já trouxe impacto concreto no cotidiano dos usuários. “Antes, o ônibus fazia quatro paradas nesse trecho. Agora, com a metronização, esse número caiu para apenas uma”, afirmou Murilo Ulhôa, presidente da Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos (CMTC). “Os passageiros vão fazer viagens mais rápidas, que é o grande objetivo. Com isso, o usuário fica menos tempo dentro do ônibus e mais tempo com a família.”
O projeto é fruto de um termo de cooperação firmado entre a SET, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a CMTC e o RedeMob Consórcio. O prefeito Sandro Mabel anunciou a iniciativa em janeiro, como parte dos esforços para tornar os sistemas BRT Norte-Sul e Leste-Oeste mais eficientes.
Atualmente, mesmo com a circulação em faixas exclusivas, os ônibus desses corredores ainda não atingem a velocidade esperada para um BRT. A metronização surge como solução para dar prioridade real ao transporte coletivo, por meio da sincronização dos semáforos e do uso de sensores nas vias.
Esses sensores identificam a aproximação dos ônibus e transmitem os dados a uma central de controle, que analisa o melhor tempo para manter o semáforo verde, garantindo a passagem dos veículos sem necessidade de parada prolongada. Em Salvador, um sistema semelhante foi implantado em eletroterminais, e serve de referência para o modelo goianiense.
A próxima etapa da iniciativa será lançada em junho, com a inauguração do trecho entre a Praça Cívica e o Terminal Isidória, já contemplando o corredor BRT Norte-Sul. “É um impacto real no tempo de viagem dos usuários. Estamos há mais de três semanas com a tecnologia em operação e os resultados são muito positivos”, reforçou Tarcísio Abreu.