Prefeitos da Grande Natal cobram melhorias no transporte intermunicipal

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Acervo (PORTAL UNIBUS)

Quatro prefeitos da Região Metropolitana de Natal se reuniram com representantes do Governo do Rio Grande do Norte para cobrar melhorias urgentes no sistema de transporte intermunicipal. O encontro contou com o apoio da Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que representa todas as prefeituras do estado.

Os gestores de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante estiveram com o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, e com a diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Natécia Nunes. Eles reivindicam o aumento da frota de ônibus, a ampliação de rotas e a participação direta nas negociações com os empresários do setor.

O prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PP), destacou em entrevista à TV Tropical que a ampliação da frota e o retorno de linhas desativadas são medidas fundamentais para atender a população. “A gente espera que haja essa ampliação dos veículos para que possa acomodar melhor os passageiros. Pedimos também ampliação de outras linhas que hoje não são existentes ou até mesmo linhas que funcionaram no passado e que a gente espera que volte num presente muito próximo”, afirmou.

A prefeita de Extremoz, Jussara Sales (PL), ressaltou que vários bairros da cidade, especialmente os mais recentes, estão desassistidos. “Todos os dias, nós, enquanto prefeitura, escutamos a reclamação e a dificuldade do povo de se transportar de uma devida região da parte de Extremoz até a capital”, declarou.

Os prefeitos também defenderam que a desoneração do ICMS sobre o óleo diesel do setor de transporte seja mantida apenas se houver contrapartidas por parte das empresas, como melhoria da frota e ampliação das linhas. Além disso, solicitaram assento nas mesas de negociação com os empresários.

A proposta apresentada ao Governo do Estado inclui a ampliação de rotas já existentes para atender também comunidades rurais. Participaram ainda da reunião o presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), o diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante, Edmilson Gomes, e técnicos das prefeituras envolvidas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.