Volkswagen capacita equipe para criar suas próprias automações e reduz em 70% tempo de desenvolvimento

Volkswagen capacita equipe para criar suas próprias automações e reduz em 70% tempo de desenvolvimento

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)

A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) deu mais um passo na digitalização de sua operação ao capacitar equipes de negócios para desenvolverem suas próprias automações internas. A iniciativa, realizada em parceria com a empresa de tecnologia UiPath, faz parte da estratégia de transformação digital da montadora e já resultou na redução de até 70% no tempo de desenvolvimento de ferramentas automatizadas.

Com mais de quatro décadas de atuação e sendo uma das principais fabricantes de veículos comerciais da América Latina, a VWCO tem apostado fortemente na automação robótica de processos (RPA) como forma de eliminar tarefas repetitivas e liberar seus profissionais para atividades estratégicas. Presente há seis anos no ambiente administrativo da companhia, a tecnologia agora passa a ser desenvolvida também por funcionários fora da área de TI.

Segundo a empresa, cerca de 10% das ideias de automação propostas por colaboradores não estavam sendo implementadas por limitações operacionais e falta de ferramentas acessíveis. Com a parceria firmada, os profissionais passaram a receber treinamentos personalizados, ganhando autonomia para desenvolver os chamados “robôs” que executam tarefas como entrada de dados, emissão de relatórios e processamento de documentos. A mudança trouxe ganhos como a redução de retrabalho e maior eficiência na alocação de recursos financeiros e operacionais.

“Com o apoio da UiPath, transformamos colaboradores em desenvolvedores. Isso otimizou processos internos e permitiu que as equipes se concentrassem em tarefas de maior valor estratégico”, explicou Jarbas Carvalho, consultor de soluções da Volkswagen Caminhões e Ônibus e responsável pelo projeto.

Para a UiPath, a experiência com a VWCO é um exemplo de como a cultura de inovação pode ser fortalecida a partir do envolvimento direto dos funcionários. “Eles conhecem os gargalos e sabem onde a eficiência pode ser melhorada. Nosso papel foi dar as ferramentas e a capacitação técnica para que essas ideias se transformassem em soluções reais”, destacou Mauricio Grohs, vice-presidente da UiPath no Brasil.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.