Dois meses após denúncias, veículo do transporte opcional da Grande Natal segue sem critérios de acessibilidade

Dois meses após denúncias, veículo do transporte opcional da Grande Natal segue sem critérios de acessibilidade

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Reprodução

Em reportagens recentes publicadas pelo PORTAL UNIBUS, usuários denunciaram problemas em veículos que operam linhas do sistema opcional da região metropolitana de Natal. Um dos veículos mostrados nas reportagens chegou a ser alvo de fiscalização, por parte do DER – RN (Departamento de Estradas de Rodagem do Rio Grande do Norte), e, mesmo com o reconhecimento do problema na época, o veículo segue em circulação trazendo riscos aos usuários.

O veículo em questão possui a matrícula 1.E2.27, e circula na linha B1 (Parnamirim / Natal – Via Alecrim). Na matéria que veiculamos sobre esse veículo, em março – disponível clicando AQUI, foi denunciado por um usuário, que não se identificou, que o veículo não dispunha de balaústres para apoio dos passageiros que trafegam em pé.

Os balaústres são barras de ferros acopladas aos bancos do veículo. As estruturas, que são obrigatórias, são essenciais para garantir apoio e estabilidade durante os deslocamentos.

O veículo também tinha bloqueio no elevador usado por quem tem dificuldade de locomoção, com a instalação da catraca de acesso dos passageiros.

Na época, o DER reconheceu o problema ao responder à reportagem. Em nota enviada na ocasião ao PORTAL UNIBUS, assinada por Maria Creuza de Brito, diretora de transportes diversos do órgão, a autarquia reconheceu que o micro-ônibus da linha B1 (Parnamirim / Natal – Via Alecrim) não possui os balaústres exigidos pela norma NBR 14022. No entanto, informou que o veículo dispõe de uma barra horizontal com alças flexíveis e pega-mãos nas poltronas, que deveriam estar na cor amarela para facilitar a visualização dos usuários.

Também na ocasião, o órgão estadual indicou que o permissionário responsável pelo veículo compareceu ao DER-RN após convocação e resolveu a questão da catraca que bloqueava o uso do elevador para passageiros com mobilidade reduzida e uma nova vistoria seria realizada em 10 dias úteis. De acordo com o retorno que recebemos, durante essa inspeção, a acessibilidade geral será reavaliada e, caso sejam identificadas outras inadequações, o operador do veículo será notificado para realizar novas adequações. A exigência incluía a possível instalação de balaústres ou corrimãos em toda a extensão do veículo para garantir maior segurança dos passageiros.

O prazo citado venceu e o problema persiste. Nossa redação recebeu mais uma denúncia, relacionada com o mesmo veículo e reportando o problema da falta de balaústres no micro ônibus. Apenas barras de ferro fixadas no teto do veículo e as que sustentam a estrutura do equipamento de bilhetagem eletrônica estão visíveis no ônibus.

A reportagem entrou em contato com o DER – RN para verificar, novamente, a situação do veículo retratado na reportagem. Até o fechamento da reportagem, não recebemos o retorno. Havendo o posicionamento do órgão, a matéria será atualizada.

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