Transduarte moderniza frota com ônibus Vissta Buss 400 da Busscar

Vendas de ônibus crescem 32% no acumulado do ano e superam 7,7 mil unidades até abril

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Busscar)

O mercado brasileiro de ônibus segue sustentando as projeções otimistas traçadas para 2025, com resultados positivos em todos os indicadores do quadrimestre. Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea), as vendas de ônibus em abril somaram 2.201 unidades, o que representou alta de 22,8% em relação a março (1.793 unidades) e de 26,8% na comparação com abril do ano passado, quando foram vendidas 1.736 unidades.

Com esse desempenho, o setor totaliza 7.729 ônibus vendidos de janeiro a abril, uma alta de 32,4% em relação às 5.839 unidades registradas no mesmo período de 2024. De acordo com Alexandre Parker, vice-presidente da Anfavea responsável pelo segmento de pesados, o crescimento expressivo é resultado direto do avanço do programa Caminho da Escola, que ampliou em 450% as entregas em comparação com o mesmo quadrimestre do ano anterior, além da retomada da renovação das frotas urbanas, de fretamento e rodoviárias, movimento intensificado após os impactos causados pela pandemia.

No ranking de montadoras, a Mercedes-Benz lidera as vendas no primeiro quadrimestre de 2025, com 3.389 unidades comercializadas — um aumento de 11,8% sobre o mesmo período de 2024. Em segundo lugar está a Volkswagen Caminhões e Ônibus, com 1.966 veículos vendidos, avanço de 54% na comparação anual. A terceira colocada é a Agrale, que cresceu 15,1%, com 1.123 unidades. A Iveco aparece em quarto lugar, com 775 ônibus vendidos e crescimento expressivo de 252,3% frente às 220 unidades do ano passado. A Volvo comercializou 199 veículos, alta de 34,5%, enquanto a Scania teve queda de 9,3%, com 166 unidades ante 183 no ano anterior.

A produção de chassis para ônibus também manteve desempenho positivo no acumulado do ano. Em abril, foram produzidas 2.874 unidades, número levemente inferior a março (2.881 unidades), mas 2,4% acima do total fabricado em abril de 2024 (2.808 unidades). No acumulado de janeiro a abril, a produção atingiu 10.046 chassis, crescimento de 8% sobre os 9.298 do mesmo período do ano passado. Dentre esses, os modelos rodoviários somaram 2.491 unidades, um aumento de 71,1% na comparação com os 1.456 produzidos até abril de 2024. Já os modelos urbanos somaram 7.555 unidades, volume 3,7% inferior às 7.842 unidades fabricadas no ano anterior.

Apesar do pequeno recuo mensal da produção, Parker avaliou o desempenho como positivo, especialmente pelo impulso contínuo do programa Caminho da Escola, que tem mantido aquecido o ritmo das encomendas e da produção nas fábricas.

No comércio exterior, as exportações de ônibus somaram 557 unidades em abril, queda de 10,1% sobre março, quando foram embarcadas 642 unidades. No entanto, o resultado é 28,8% superior ao volume exportado em abril de 2024 (448 unidades). No acumulado do ano, as exportações alcançaram 2.005 unidades, crescimento de 51,7% frente às 1.322 unidades exportadas no primeiro quadrimestre do ano passado. Do total exportado, 1.009 veículos foram modelos urbanos — alta de 62,6% — e 906 rodoviários, com crescimento de 40,2%.

O presidente da Anfavea, Igor Calvet, destacou o papel da Argentina como principal destino das exportações do setor automotivo brasileiro. O país vizinho ampliou sua participação nas compras totais do Brasil, passando de 34,8% no primeiro quadrimestre de 2024 para 59,1% no mesmo período de 2025, reafirmando sua importância como parceiro estratégico para as montadoras nacionais.

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