Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Prefeitura de Curitiba)
A frota de ônibus de Curitiba vai ganhar sinalização especial nos chamados pontos cegos – áreas ao redor dos veículos que permanecem fora do campo de visão dos motoristas, mesmo com o uso de retrovisores. O projeto “Blitz Educativa – Ponto Cego” foi lançado pelo prefeito Eduardo Pimentel, na abertura da campanha Maio Amarelo 2025, voltada à segurança viária.
O primeiro adesivo foi instalado em um ônibus da linha Atuba/Pinheirinho, do tipo expresso, com a presença do presidente da Urbanização de Curitiba (Urbs), Ogeny Pedro Maia Neto, e do secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna. Toda a frota, composta por 1.500 veículos, será adesivada até o fim do semestre.
“Queremos diminuir acidentes e atingir a meta de zero mortes no trânsito. A sinalização ajuda a alertar ciclistas, motociclistas e pedestres sobre os riscos de trafegar próximos aos pontos cegos dos ônibus”, afirmou o prefeito.
Os pontos cegos variam conforme o modelo do veículo, podendo chegar a até dez áreas de baixa visibilidade. No caso dos ônibus expressos, são oito zonas críticas, geralmente nas laterais e traseira.
Além da adesivação, a campanha inclui ações educativas em locais estratégicos de Curitiba. A população será convidada a ocupar o assento do motorista para entender os limites do campo visual desses profissionais. “Queremos que as pessoas vejam com os próprios olhos por que é essencial manter distância e atenção ao circular próximo a ônibus”, explica Ogeny Maia Neto, presidente da Urbs.
Melissa Puertas Sampaio, diretora da Escola Pública de Trânsito, destaca que os pontos cegos são uma das principais causas de acidentes envolvendo ônibus e usuários vulneráveis, como ciclistas e pedestres. “A campanha também reforça a importância da correta regulagem dos retrovisores e do comportamento preventivo no trânsito”, completou.
Com foco na educação e na prevenção, o projeto reforça o compromisso da cidade com a segurança viária e a preservação da vida.