Marcopolo busca startups para resolver desafios de produção por meio de programa de inovação aberta

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)

A Marcopolo está em busca de startups que possam contribuir com soluções inovadoras para desafios operacionais internos. A iniciativa faz parte do GO³ Open, programa de inovação aberta conduzido pela Marcopolo Next, braço de inovação da companhia, em parceria com a consultoria especializada Innoscience.

O projeto foi estruturado com base na identificação de dificuldades enfrentadas na rotina da produção industrial da empresa, com foco em temas como segurança ativa para colaboradores, otimização no uso de materiais, aumento da qualidade nos processos e flexibilidade produtiva. Inicialmente, colaboradores da empresa foram convidados a formar equipes e propor desafios relacionados a esses eixos. Na segunda fase do programa, essas equipes terão a oportunidade de se conectar a startups que atuam com soluções alinhadas às necessidades apontadas.

Segundo Gabriel Pereira, líder de inovação da Marcopolo Next, o objetivo é integrar soluções desenvolvidas por startups ao cotidiano da empresa, contribuindo para o desenvolvimento profissional dos envolvidos e para a geração de valor ao negócio.

Ao todo, foram recebidas 93 propostas de desafios. Dentre elas, cinco foram selecionadas como prioritárias:

A gestão inteligente de estoque busca soluções que melhorem o controle visual e em tempo real dos materiais, reduzindo falhas no inventário e permitindo ações preventivas.

Nos ajustes de inventário de materiais fabricados, o objetivo é aumentar a rastreabilidade e a acuracidade entre o estoque físico e o sistema, reduzindo perdas, retrabalho e descartes.

O desafio de rastreabilidade e geolocalização de veículos produzidos visa substituir o controle manual por um sistema digital integrado, facilitando o monitoramento das unidades em produção e a identificação de gargalos.

A proposta de otimização na produção e inspeção de chicotes elétricos busca tecnologias que padronizem processos, reduzam falhas e permitam testes automatizados, com impacto direto na qualidade e produtividade.

Já o tema sobre otimização do controle de peças na linha de produção trata da preservação e rastreamento de peças originais dos chassis, evitando extravios e recompras, além de melhorar o fluxo logístico e os prazos de entrega.

O primeiro momento de conexão com as startups interessadas acontece entre os dias 27 e 30 de abril, durante o Web Summit Rio, evento internacional de tecnologia e inovação realizado no Rio de Janeiro. A participação na feira marca o início da prospecção presencial por soluções aplicáveis à realidade da empresa.

Após a seleção das startups, os projetos-piloto devem ser iniciados em junho, em uma fase de testes. A etapa seguinte, prevista para o final de outubro, será dedicada à avaliação dos resultados. A partir desse levantamento, serão definidos os próximos passos para possível adoção em larga escala.

De acordo com a Marcopolo, a proposta do GO³ Open é encontrar soluções externas para desafios recorrentes da operação, fortalecendo a cultura de inovação e promovendo ganhos de eficiência em diferentes áreas da companhia.​

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.