Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)
Visando aprimorar a oferta de serviços para o segmento de ônibus, a Mercedes-Benz do Brasil lança, a partir de maio, o novo Serviço 24 Horas exclusivo para modelos urbanos. A novidade estará disponível em toda a Rede de Concessionários da marca, que conta com 180 pontos de atendimento em todos os estados do país. Os chamados poderão ser feitos pelo telefone 0800 970 9090 ou pelo WhatsApp ZapBenz no número (11) 94111-1234.
Segundo Walter Barbosa, vice-presidente de Vendas, Marketing e Peças & Serviços Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, a assistência está voltada para veículos dentro do período de garantia que apresentem falhas mecânicas ou elétricas que os impeçam de circular — tanto em garagens quanto em estradas a mais de 50 km do concessionário mais próximo. “Nesses casos, o deslocamento de mecânicos ou eletricistas até o local da pane será custeado conforme as diretrizes do programa”, explica o executivo.
A novidade reforça o compromisso da marca em oferecer soluções práticas para seus clientes, somando-se a iniciativas recentes como o FleetBus, sistema de telemetria que já é um case de sucesso no mercado de ônibus.
FleetBus: gestão de frota em tempo real
O sistema de telemetria FleetBus passou a ser item de série em todos os chassis urbanos e rodoviários da Mercedes-Benz, além do modelo elétrico eO500U. Com ele, gestores podem monitorar o desempenho dos veículos e o comportamento dos motoristas em tempo real, com funcionalidades como:
= Visualização de sinais do veículo remotamente
= Gestão de falhas e eventos geolocalizados
= Controle de consumo de combustível
= Monitoramento via cercas eletrônicas e relatórios automáticos
O equipamento é instalado diretamente na linha de produção, garantindo maior qualidade e agilidade na ativação.
Grupo Santa Cruz aposta em novas tecnologias
Um exemplo da adesão às novas tecnologias é o Grupo Santa Cruz, tradicional cliente da Mercedes-Benz há mais de 60 anos. A empresa adquiriu 42 novos chassis — sendo 31 OF 1721 L e 11 O 500 RS — equipados com o sistema FleetBus para a frota da SC Minas, sua unidade que atua no Sul de Minas Gerais.
Com a renovação, a frota da SC Minas passa a contar com 72 veículos, todos Mercedes-Benz, e com idade média de cerca de dois anos. “Acreditamos muito no potencial do FleetBus para otimizar a condução econômica e segura dos nossos motoristas, além de reduzir os custos operacionais”, afirma Francisco Carlos Mazon, CEO do Grupo Santa Cruz.
Os novos veículos também trazem a tecnologia BlueTec 6, que atende à legislação Proconve P8 (Euro 6) e proporciona cerca de 5% de economia de combustível em comparação aos modelos Euro 5, além de contribuir para a redução das emissões de poluentes.
Portfólio de serviços e soluções financeiras
Além do Serviço 24h e da telemetria FleetBus, a Mercedes-Benz oferece um portfólio de soluções que inclui:
= Planos de manutenção Best Basic, Complete e Complete Plus
= Estoque consignado de peças nas instalações dos clientes
= Atendimento via WhatsApp para agilidade nos serviços
= Rede CenterBus com equipes especializadas em ônibus
Serviços financeiros por meio do Banco Mercedes-Benz, pioneiro em operações como o Fundo Clima e o Novo Refrota, que viabilizam a aquisição de veículos menos poluentes e mais eficientes.
“A Mercedes-Benz vai além da venda de ônibus. Nosso objetivo é entregar soluções completas que garantam disponibilidade, rentabilidade e sustentabilidade aos nossos clientes”, reforça Walter Barbosa.