Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Irizar)
Em ritmo de expansão estratégica, a Irizar Brasil anunciou um investimento entre R$ 30 e R$ 50 milhões para ampliar a capacidade de produção da fábrica em Botucatu (SP) até 25% até o fim de 2025. A decisão é motivada pelo crescimento das exportações e pela tentativa de reconquistar espaço no mercado brasileiro, após anos de foco externo. A modernização será feita sem interrupções na produção, como explica o diretor comercial Abimael Parejo, em entrevista à Revista Technibus.
A unidade paulista abastece clientes na América Latina, África e Oceania, com destaque para contratos regulares com Austrália, África, Chile e agora Argentina. Diante da demanda crescente, a empresa já estuda implantar um segundo turno em 2026.
Foco na retomada do Brasil com o i6S Efficient
O lançamento do i6S Efficient durante a Lat.Bus 2024 marcou o reposicionamento da marca no Brasil e na América Latina. O novo modelo rodoviário, que apresenta redução de 13% no consumo de combustível e 30% no coeficiente aerodinâmico, já roda em linhas como a Campinas–Bauru, pela Viação Piracicabana. Os resultados operacionais confirmaram os dados dos testes realizados no país e na Europa.
“O modelo entrega ganhos reais de produtividade e eficiência, e por isso é competitivo, mesmo com preço mais elevado. O retorno vem rápido, sobretudo em frotas grandes”, aponta Parejo.
A Irizar projeta lançamentos na África em maio e já emplacou unidades do i6S Efficient no Chile, Uruguai, Peru, América Central e Caribe. Com isso, a fábrica de Botucatu se vê no desafio de atender simultaneamente os pedidos internacionais e a retomada no mercado interno.
Infraestrutura e desafios nas operações extremas
Um dos diferenciais da Irizar está na robustez de seus modelos para operações severas, como o transporte de trabalhadores nas maiores minas de cobre do Chile e Peru. “São regiões com altitudes elevadas, estradas desafiadoras e longas jornadas. Por isso, conforto e segurança são cruciais, e nos tornamos líderes nesse segmento”, destaca Parejo.
De volta ao jogo nacional
Após priorizar exportações por conta da limitação de produção, a Irizar agora quer colocar seu principal modelo à prova em frotas brasileiras de grande porte, buscando mostrar sua eficiência operacional e justificar o investimento das empresas. “O Brasil é estratégico. A ampliação da fábrica vai permitir que possamos crescer aqui sem negligenciar os clientes que construímos lá fora”, finaliza o executivo.