Sistema Transporte anuncia Estação do Desenvolvimento na COP30 para impulsionar agenda sustentável no setor

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo (Sistema CNT / Flickr)

Durante a abertura da 29ª Intermodal South America, nesta segunda-feira (15), em São Paulo, o Sistema Transporte — que reúne a CNT, o SEST SENAT e o ITL — lançou oficialmente a Estação do Desenvolvimento – Transporte, Infraestrutura e Sustentabilidade, espaço que será instalado em Belém (PA) durante a COP30, de 10 a 21 de novembro de 2025. A iniciativa coloca o setor de transporte no centro dos debates sobre mudanças climáticas, com foco na descarbonização, transição energética e infraestrutura resiliente.

O projeto, anunciado pelo presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, propõe uma programação diversificada, com painéis temáticos, rodadas de negócios, experiências interativas e atrações culturais. A intenção é reunir lideranças públicas e privadas, especialistas, investidores e representantes da sociedade civil em um esforço colaborativo pela construção de políticas e soluções sustentáveis.

“A Estação do Desenvolvimento será um espaço estratégico para impulsionar o debate sobre o futuro sustentável do nosso setor”, afirmou Vander Costa. Ele destacou ainda que a governança da iniciativa contempla ampla representatividade, com coorganização de ministérios, apoio de entidades setoriais, patrocínio empresarial e parcerias com universidades.

Parcerias institucionais
Durante o evento de lançamento, foram assinados os três primeiros acordos de cooperação técnica:

= Ministério dos Transportes, que atuará como coorganizador da Estação;
= Ministério de Portos e Aeroportos, com foco em infraestrutura e logística verde;
= Pacto Global da ONU, que dará suporte institucional à proposta.

Segundo o secretário-executivo do Ministério dos Transportes, George Santoro, a Estação será essencial para debater os rumos da sustentabilidade nos modais de transporte. Já a ministra substituta de Portos e Aeroportos, Mariana Pescatori, reforçou o papel estratégico do espaço na discussão do futuro da mobilidade no país.

Rumo à COP30
A criação da Estação do Desenvolvimento faz parte de um plano maior do Sistema Transporte para marcar presença na COP30, que será sediada pela primeira vez na Amazônia. A entidade vem se articulando para consolidar o setor como vetor de transição ecológica, alinhando-se a metas internacionais de neutralidade de carbono e desenvolvimento sustentável.

Por meio de ações integradas envolvendo inovação tecnológica, qualificação profissional e elaboração de políticas públicas, a CNT, o SEST SENAT e o ITL buscam protagonizar o debate climático com foco nos desafios e oportunidades do transporte brasileiro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.