Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volkswagen)
A Volkswagen Caminhões e Ônibus (VWCO) vive um momento histórico de expansão internacional. Em 2024, a montadora bateu seu recorde de exportações de kits SKD (semi knocked-down), alcançando o marco de 2.430 unidades enviadas para montagem final em fábricas parceiras fora do Brasil — o maior volume já registrado pela empresa.
Os kits SKD consistem em veículos semimontados, que são finalizados no país de destino, estratégia que permite maior flexibilidade logística, adequação a exigências locais e otimização de custos com tarifas e transporte.
Expansão na Argentina impulsiona resultados
O crescimento expressivo das exportações tem como grande destaque o início da operação industrial da VWCO na Argentina, que rapidamente superou as expectativas. Em seu primeiro ano de produção, em 2024, a unidade argentina já ultrapassou as mil unidades montadas, com projeção para alcançar até 2.700 veículos.
“Como reflexo de nossa estratégia internacional, temos superado ano a ano os nossos resultados. O Brasil continua a ser nosso maior mercado consumidor e, portanto, produtor, mas temos diversificado esse posicionamento. Especialmente em 2024, o início da montagem na Argentina foi crucial. A demanda no país está forte e temos ganhado ritmo”, afirmou Adilson Dezoto, vice-presidente de Produção e Logística da VWCO.
Presença internacional em expansão
Além da Argentina, a montadora brasileira também envia kits SKD para países como México, África do Sul e Filipinas.
As operações são ativadas conforme a demanda regional e reforçadas por investimentos em capacitação de equipe e novos conceitos industriais, assegurando que os padrões de qualidade sejam mantidos em cada etapa do processo.
Na Argentina, a fábrica produz cinco modelos: Delivery 9.180 e 11.180, Constellation 17.280 (versões rígida e cavalo-mecânico) e Volksbus 15.190 OD.
Crescimento expressivo nas vendas
A operação argentina também impulsionou significativamente as vendas no país: o volume comercializado em 2024 triplicou em relação ao ano anterior, consolidando a presença da VWCO no mercado latino-americano e fortalecendo sua ambição de se tornar uma referência global na produção de caminhões e ônibus com foco regionalizado.