Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Trampolim da Vitória)
O mercado brasileiro de ônibus iniciou 2025 em alta. Segundo a Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores), foram 6.796 unidades emplacadas entre janeiro e março, o que representa uma alta de 28% na comparação com o mesmo período de 2024, quando foram vendidas 5.317 unidades.
O desempenho positivo ganha ainda mais destaque ao se considerar a forte retração registrada no ano anterior, quando as vendas caíram 27,9% no acumulado do primeiro trimestre.
Em março de 2025, o crescimento também foi consistente: 2.230 ônibus emplacados, contra 2.046 em março de 2024 — aumento de 9%.
Governo e eletrificação como motores do setor
A recuperação do setor tem como principais vetores as compras governamentais e os investimentos em frotas sustentáveis. O Programa Caminho da Escola, do governo federal, segue como grande propulsor de emplacamentos, com foco na renovação da frota escolar no interior do país.
Além disso, a cidade de São Paulo vem protagonizando um movimento expressivo em direção à eletrificação do transporte coletivo, o que tem alavancado a venda de ônibus elétricos e trazido mais competitividade ao setor.
Marcas em destaque
A Mercedes-Benz manteve a liderança no mercado nacional, com 3.339 unidades vendidas no trimestre, o que equivale a 49% de participação. Apesar da hegemonia, a marca alemã perdeu espaço em relação ao mesmo período de 2024, quando detinha 60% do mercado.
Já a BYD é o nome em ascensão. A montadora chinesa, especializada em veículos elétricos, subiu três posições no ranking geral e agora ocupa o sétimo lugar entre as mais vendidas, com 76 unidades emplacadas no trimestre. A empresa foi a líder em ônibus elétricos em 2024 e segue em expansão no país.
Outras montadoras também registraram alta nas vendas, refletindo a diversificação do mercado e o aumento da demanda por diferentes tipos de veículos, inclusive os movidos a energia limpa.