Natal lança “Busão da Inclusão” e “Selo Autista a Bordo” para promover acessibilidade no transporte público

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Allan Taffarel (STTU / Prefeitura do Natal)

A Prefeitura do Natal lançou, nesta terça-feira (8), duas iniciativas inéditas voltadas à promoção da inclusão no transporte coletivo da capital potiguar: o “Busão da Inclusão” e o “Selo Autista a Bordo”. A ação é fruto de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (STTU), o Seturn (Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros do Município do Natal) e o Mandato Cidadão do vereador Daniel Santiago.

O lançamento ocorreu às 10h, na sede da STTU, no bairro da Ribeira, com a presença de autoridades como a vice-prefeita Joana Guerra, representando o prefeito Paulinho Freire, a secretária de Mobilidade Urbana Jódia Melo, o secretário adjunto de Trânsito Nilton Filho, os vereadores Daniel Santiago e Léo Souza, além de representantes do Seturn, como Augusto Costa Maranhão Vale.

Selo e ônibus temáticos voltados à inclusão
O objetivo das iniciativas é garantir mais visibilidade, respeito e acolhimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências dentro do sistema de transporte público de Natal.

O “Selo Autista a Bordo” funcionará como uma forma de identificação para facilitar o reconhecimento e o atendimento adequado a pessoas com TEA nos ônibus urbanos, ajudando motoristas, cobradores e demais usuários a lidarem com mais empatia e cuidado.

Já o “Busão da Inclusão” será um ônibus caracterizado com mensagens educativas sobre acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência, atuando como uma ferramenta itinerante de conscientização nas ruas da cidade.

Construindo uma cidade mais acessível
As medidas fazem parte de um conjunto de ações da Prefeitura voltadas à promoção de uma cidade mais inclusiva, com políticas públicas efetivas para pessoas com deficiência. A secretária Jódia Melo destacou o caráter educativo da ação. “Mais do que transporte, é sobre empatia e respeito. Queremos construir uma cidade que acolhe e entende as diferentes formas de ser e existir”, afirmou.

O vereador Daniel Santiago, idealizador do projeto, também reforçou a importância da iniciativa. “Essas ações são um passo importante para que Natal avance na garantia de direitos das pessoas com deficiência e para que o transporte público seja realmente de todos”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.