Do PORTAL UNIBUS
Foto: Alex Rocha (Prefeitura de Porto Alegre)
Apesar da queda registrada em março, o mercado de ônibus segue aquecido em 2025. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), foram emplacadas 2.230 unidades no terceiro mês do ano, uma retração de 6,11% em relação a fevereiro (2.335 unidades). Na comparação com março de 2024, no entanto, houve crescimento de 8,99%.
No acumulado do ano, o setor registra um avanço expressivo de 27,82%, com 6.726 ônibus licenciados entre janeiro e março. No mesmo período do ano passado, haviam sido comercializadas 5.317 unidades.
Redução pontual atribuída ao calendário
De acordo com Arcelio Junior, presidente da Fenabrave, a queda pontual em março não compromete o desempenho positivo do setor no trimestre. “A retração é explicada pelo menor número de dias úteis no mês e variações no fluxo de entregas, e não por uma desaceleração na demanda”, avalia.
O executivo destaca que a renovação de frotas nos sistemas de transporte urbano, o segmento de turismo e os programas públicos, como o Caminho da Escola, seguem impulsionando o mercado.
Mercado automotivo tem melhor trimestre desde 2008
O desempenho positivo não se restringe aos ônibus. O setor automotivo como um todo registrou 379.383 unidades emplacadas em março, entre automóveis, comerciais leves, caminhões, ônibus e implementos. Isso representa um crescimento de 5,4% em relação a fevereiro e de 5,7% em relação a março de 2024.
Com esse resultado, o primeiro trimestre de 2025 se consolida como o melhor desde 2008, com mais de 1 milhão de veículos licenciados no país.