Zona Leste de São Paulo recebe novos ônibus 100% elétricos da BYD

Águas Lindas de Goiás testa ônibus 100% elétrico da BYD para transporte público sustentável

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (BYD Brasil)

A cidade de Águas Lindas de Goiás iniciou, no final de março, os testes de um ônibus 100% elétrico da BYD, como parte de um chamamento público promovido pela prefeitura. A iniciativa tem como objetivo avaliar soluções de mobilidade sustentável e fornecer dados para a criação de um futuro edital de compra de veículos elétricos para o transporte público local.

Durante 30 dias, o modelo BYD D9W será testado em uma das rotas de maior demanda da cidade, principalmente no eixo principal que atravessa o município. A fase de testes inclui a participação de outras montadoras, com o objetivo de comparar o desempenho e os benefícios operacionais das tecnologias disponíveis no mercado.

Características do modelo BYD D9W
O ônibus D9W, com 12,98 metros de comprimento, é equipado com carroceria da fabricante Caio e chassi desenvolvido pela própria BYD. O veículo conta com baterias de fosfato de ferro-lítio, que oferecem uma autonomia de até 250 quilômetros e um tempo de recarga de apenas duas a três horas. A capacidade total é de 80 passageiros sentados, com destaque para a plataforma Low Entry, que facilita o embarque e desembarque.

Além disso, o modelo conta com sistemas inovadores como os freios regenerativos, que convertem a energia da frenagem em eletricidade para recarregar as baterias, e suspensão pneumática ajustável. Esses recursos, aliados ao baixo custo operacional, permitem uma economia de até 70% em comparação com os ônibus a diesel, além de reduzir significativamente os níveis de ruído nas cidades. Cada unidade elétrica pode evitar a emissão de cerca de 118 toneladas de CO₂ por ano, o que equivale ao plantio de 847 árvores.

Crescimento do mercado de ônibus elétricos no Brasil
O teste em Águas Lindas ocorre no contexto de um crescimento expressivo do mercado de ônibus elétricos no Brasil. Dados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostram um aumento de 923% no emplacamento de ônibus elétricos no primeiro bimestre de 2025, comparado ao mesmo período de 2024. Foram emplacadas 133 unidades nos primeiros dois meses do ano, frente a apenas 13 no ano passado.

A BYD lidera o setor, com 75 ônibus vendidos no período, alcançando uma participação de mercado de 56%. O modelo D9W, em particular, se destaca como uma das principais soluções para a transição energética no transporte coletivo brasileiro.

Compromisso com a sustentabilidade
Bruno Paiva, diretor de vendas de ônibus e caminhões da BYD Brasil, reforçou o compromisso da empresa com a sustentabilidade e com a transição energética do transporte coletivo urbano. “Queremos colaborar com as cidades na construção de soluções sustentáveis, eficientes e alinhadas às metas ambientais do país”, afirmou Paiva.

Com uma unidade de montagem de chassis de ônibus em Campinas (SP) e uma fábrica de baterias em Manaus (AM), a BYD segue ampliando sua presença no mercado nacional, já tendo entregado mais de 300 ônibus elétricos em diversas cidades do Brasil. A empresa destaca seu compromisso com a transformação do transporte público e a melhoria da qualidade de vida nas cidades brasileiras.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.