Brasil emite primeira certificação para motor a gás no Centro Tecnológico da MAHLE

Brasil emite primeira certificação para motor a gás no Centro Tecnológico da MAHLE

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mahle)

A primeira certificação de um motor a gás no Brasil foi emitida no Centro Tecnológico da MAHLE, localizado em Jundiaí (SP). O feito posiciona a empresa como parceira no desenvolvimento de motores voltados à descarbonização da mobilidade. O motor certificado foi o N60 CNG, movido a gás natural e biometano, desenvolvido pela FPT Industrial para aplicação em ônibus. Os testes realizados garantiram que o motor atende aos limites de emissões estabelecidos pelas normas brasileiras.

Os laboratórios da MAHLE possuem certificação ISO/IEC 17025 para ensaios Proconve P8, norma que regula a emissão de poluentes na indústria automotiva, estabelecendo limites para veículos pesados movidos a combustíveis fósseis, como diesel e gás.

Motor N60 CNG da FPT Industrial
Desenvolvido com o conceito Diesel Like, o motor N60 CNG de 5,9 litros busca oferecer desempenho equivalente ao de motores a diesel, reduzindo as emissões. Com funcionamento a gás natural ou biometano, ele pode reduzir em até 90% as emissões de dióxido de nitrogênio (NO2) e em 10% as de dióxido de carbono (CO2) quando abastecido com gás natural. No caso do biometano, a redução de CO2 pode chegar a 98%.

Ensaios e Testes em Motores
O Centro Tecnológico da MAHLE, considerado um dos maiores da América do Sul, é dedicado ao desenvolvimento de tecnologias sustentáveis. Seus laboratórios, certificados pela NBR 17025, permitem a homologação de motores pesados e a realização de testes de emissões e durabilidade em motores movidos a diversos combustíveis, incluindo diesel, etanol, gasolina, GNC, biometano e biodiesel.

Everton Lopes, diretor do Centro Tecnológico da MAHLE em Jundiaí, destaca que a empresa busca oferecer padrões de excelência internacional para aumentar a eficiência e sustentabilidade dos motores. “Apoiamos o uso de gás natural e biometano, contribuindo para a redução de poluentes e melhora da qualidade do ar. Nosso objetivo é avançar rapidamente em direção a uma sociedade com menos emissões”, afirma.

Testes e validação de componentes
Além dos testes em motores, o Centro Tecnológico da MAHLE realiza validação de componentes quanto à durabilidade, resistência e exposição a condições extremas. Entre os principais testes estão os de vibração, atenuação de onda sonora, fadiga por pulsção, eficiência de filtração, resistência térmica, separação de água e testes de corrosão.

O centro também investe na digitalização de processos, utilizando simulações numéricas para otimizar a eficiência dos motores e avançar na sustentabilidade da mobilidade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.