Mercedes-Benz anuncia venda de 480 ônibus novos para empresas da Região Metropolitana de Belo Horizonte

Venda de ônibus cresce 39,6% no Brasil e Mercedes-Benz mantém liderança

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Mercedes-Benz do Brasil)

O mercado de ônibus no Brasil segue aquecido. Nos dois primeiros meses de 2025, as vendas cresceram 39,6% em comparação ao mesmo período do ano passado. Segundo dados da Fenabrave, foram 4.566 unidades vendidas entre janeiro e fevereiro, contra 3.271 emplacamentos no mesmo período de 2024.

O ritmo de crescimento também se manteve positivo na comparação entre fevereiro e janeiro deste ano, com um avanço de 8,4%. No mês passado, as concessionárias entregaram 2.375 unidades, contra 2.191 no primeiro mês do ano. Já na comparação entre fevereiro de 2025 e fevereiro de 2024, o crescimento foi de 37,7%, quando 1.725 ônibus foram comercializados.

Mercedes-Benz lidera e Iveco avança no ranking
A Mercedes-Benz segue como a marca mais vendida no segmento, detendo mais de 40% do mercado nos dois primeiros meses do ano. Já a Iveco, impulsionada pelas vendas ao Caminho da Escola e pela entrega de chassis urbanos para cidades como Belo Horizonte, subiu da quarta para a terceira posição no ranking de emplacamentos.

O mercado de ônibus elétricos também vem ganhando espaço. A BYD, líder na categoria, aparece na 7ª posição geral, com 75 unidades comercializadas até o momento.

Renovação da frota e compras governamentais impulsionam o setor
A renovação das frotas urbanas e as vendas para o governo têm sido os principais fatores que impulsionam o mercado de ônibus. Eduardo Freitas, vice-presidente da Anfavea, destaca que, do total de vendas nos primeiros meses de 2025, cerca de 600 unidades foram destinadas ao Programa Caminho da Escola.

“Algumas empresas, especialmente as que operam em grandes capitais, iniciaram o ano renovando suas frotas. Além disso, foram produzidas 4,3 mil unidades em fevereiro, o que reforça o momento positivo do setor e indica um cenário favorável para o restante do ano”, explica Freitas.

Com esse cenário de crescimento e demanda aquecida, o setor de ônibus no Brasil deve continuar em alta ao longo de 2025, impulsionado por investimentos na modernização das frotas e pela crescente adoção de veículos elétricos no transporte público.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.