Interbairros de Parnamirim cobra tarifa cara para população andar em veículos que não atendem legislação vigente

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Ney Douglas (Prefeitura de Parnamirim)

As recentes denúncias e reclamações de usuários do transporte opcional da região metropolitana de Natal mostraram a importância do uso de equipamentos adequados para o transporte de milhares de pessoas todos os dias. E o cenário também mostrou a deficiência do atual sistema que atende aos bairros de Parnamirim. O sistema Interbairros vem operando com veículos que não atendem à legislação vigente, cobrando uma cara tarifa ao usuário.

Na cidade de Parnamirim, o sistema Interbairros é composto por seis linhas, interligando os bairros ao centro da cidade – O serviço atende, atualmente, cerca de 20 mil passageiros por dia. Nas linhas 1, 2, 3, 4 e 5, atualmente é cobrada uma tarifa de R$ 4,00. Na linha 06, que liga o centro de Parnamirim à praia de Pirangi do Norte, a tarifa vigente é de R$ 5,00.

Os valores estão em vigor desde setembro de 2023, quando o então prefeito Rosano Taveira (Republicanos) assinou decreto autorizando um reajuste de 9,5% na tarifa do serviço. Na ocasião, o texto do decreto dizia que o reajuste levou em conta, dentre outras motivações, “alto índice de aumento de preços de peças e serviços no setor de manutenção de veículos”. Aquele aumento deixou o sistema Interbairros com tarifa maior do que era cobrado em Natal – na ocasião, andar de ônibus ou de alternativo custava R$ 3,90 na bilhetagem eletrônica e R$ 4,00 com pagamento em espécie.

Apesar do valor considerado alto pela população, os problemas se acumulam, conforme as últimas reportagens mostradas pelo PORTAL UNIBUS: Veículos que não possuem as configurações exigidas em Lei para a operação em transporte público de passageiros, ou até mesmo veículos que não são projetados para esse tipo de atividade.

Acessibilidade
Um dos problemas mais recorrentes na frota do sistema Interbairros é a falta de acessibilidade para pessoas com dificuldades de locomoção.

Embora as normas federais, como o Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015) e o Decreto 5.296/2004, determinam que todo transporte público deve ser acessível, os veículos do Interbairros ainda operam sem elevadores ou espaços apropriados para cadeirantes. Além disso, a falta de manutenção torna o embarque e desembarque difícil até para idosos e gestantes.

De acordo com um levantamento do Portal Ônibus Brasil, referência na catalogação de veículos no país, muitos micro-ônibus do sistema já ultrapassaram o tempo de vida útil recomendado, comprometendo não apenas a acessibilidade, mas também a segurança dos passageiros.

Usuários relatam também outros problemas constantes, como ausência de elevadores, degraus altos nos micro-ônibus antigos e falta de espaço para cadeirantes dentro das vans.

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