Do PORTAL UNIBUS
Foto: Fábio Melotto (Iveco Group)
A Agrale anunciou o lançamento do chassi de micro-ônibus MA 11.0 GNV, equipado com o motor FPT N60 CNG, movido a gás natural veicular (GNV) e biometano. Trata-se da primeira vez que a fabricante gaúcha adota um sistema de motorização da FPT Industrial em seus chassis.
De acordo com a Agrale, sediada em Caxias do Sul (RS), o motor N60 CNG apresenta desempenho equivalente ao diesel, entregando 200 cv de potência e 76,48 mkgf de torque. Além disso, por operar no ciclo Otto, o propulsor gera menos ruído em comparação aos motores a diesel, tornando o micro-ônibus uma opção adequada para operações urbanas, especialmente em trajetos noturnos.
A FPT Industrial destaca que seus motores a gás foram desenvolvidos para operar com GNV, GNL (gás natural liquefeito) ou biometano, aproveitando o potencial da América Latina na produção de biocombustíveis.
“Nossos motores são projetados para operar com GNV, GNL ou biometano. Na América Latina, acreditamos que a solução começa por tecnologias adequadas ao potencial em biocombustíveis da região”, afirmou Carlos Tavares, presidente da FPT Industrial para a América Latina.
Menos emissões e menor impacto ambiental
Além do menor nível de ruído, a motorização a gás também reduz a emissão de poluentes. Segundo a FPT, o motor N60 CNG emite até 90% menos dióxido de nitrogênio (NO₂) e 10% menos dióxido de carbono (CO₂) do que os equivalentes a diesel. Quando abastecido com biometano, a redução de CO₂ pode chegar a 95%, considerando todo o ciclo do combustível, desde a extração sustentável até a utilização no veículo.
O chassi MA 11.0 GNV é equipado com câmbio manual de seis marchas da Eaton, tem peso bruto total (PBT) de até 10.700 kg e conta com três tanques de gás, totalizando 380 litros de capacidade. De acordo com a Agrale, o modelo pode atingir velocidade máxima de 103 km/h.
O lançamento do novo chassi reforça o movimento do setor de transportes em direção a soluções mais sustentáveis, alinhadas às demandas ambientais e à redução da dependência de combustíveis fósseis.