Nova titular da STTU promete prioridade no andamento da licitação do transporte público em Natal

Titular da STTU prevê licitação do transporte público de Natal ainda em 2025

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (STTU / Prefeitura do Natal)

Após mais de duas décadas sem uma licitação para concessão do transporte público, Natal está prestes a adotar um novo modelo para o setor. O processo, iniciado em 2023 com a contratação da Associação Nacional de Transportes Públicos (ANTP) para a realização de estudos técnicos, segue em fase de ajustes. A minuta do edital já foi elaborada e analisada pela Secretaria de Mobilidade Urbana (STTU), que optou por encaminhá-la ao Tribunal de Contas do Estado (TCE) para avaliação prévia.

De acordo com a secretária da STTU, Jódia Melo, o TCE deve apresentar um relatório final até a primeira quinzena de março, com sugestões de melhorias para a execução do projeto. “O TCE normalmente não faz análise prévia de editais de licitação. Mas, por se tratar de uma grande concessão, tanto em valor quanto em impacto para a cidade, eles resolveram realizar essa análise antecipada, iniciada em dezembro. O relatório final, com apontamentos oficiais, deve ser entregue até março”, explicou a secretária, em entrevista ao jornal Diário do RN.

O edital deve ser publicado ainda em 2025, no primeiro ano da gestão do prefeito Paulinho Freire. Segundo Jódia, o objetivo é garantir um equilíbrio entre a viabilidade econômica para as empresas, as necessidades da população e a sustentabilidade financeira da Prefeitura, que deverá subsidiar parte dos custos para evitar um aumento excessivo na tarifa.

Melhorias previstas para o transporte
A nova concessão busca reformular o sistema de transporte público da cidade, incluindo mudanças estruturais e operacionais. Entre as principais melhorias previstas estão:

  • Construção de cinco novos terminais para facilitar a integração entre diferentes regiões;
  • Redução da idade média da frota e exigência de ônibus com ar-condicionado nas renovações;
  • Ônibus acessíveis, com Wi-Fi e GPS, garantindo um serviço mais moderno e eficiente;
  • Reorganização das linhas para melhor atender à demanda da cidade;
  • Monitoramento rigoroso da qualidade do serviço.

Os novos terminais serão financiados por recursos captados junto ao Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Ônibus elétricos ainda não serão exigidos
Embora a modernização da frota esteja prevista na nova concessão, a exigência de ônibus elétricos ainda não será implementada. Segundo a secretária da STTU, a decisão foi tomada devido à falta de infraestrutura adequada para recarga e manutenção desses veículos em larga escala.

“Estamos estudando a viabilidade dos ônibus elétricos, mas a infraestrutura necessária ainda não está consolidada. Precisamos garantir que, ao adotar essa tecnologia, teremos condições de manter a operação de forma eficiente. A entrada dos ônibus elétricos deve ocorrer de forma gradual e planejada”, explicou Jódia Melo.

Com a entrega do relatório do TCE e os ajustes finais no edital, a STTU pretende lançar o processo licitatório ainda este ano. Após a conclusão da licitação, a nova concessão deverá entrar em operação dentro de 180 dias.

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