Do PORTAL UNIBUS
Foto: Arquivo (Por Dentro do RN)
As obras na Ponte de Igapó, localizada na zona Norte de Natal, estão com 75% de execução e têm previsão de conclusão para maio deste ano, segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (DNIT). A expectativa é que o tráfego seja liberado até o final de abril, enquanto as etapas finais da obra continuarão na parte inferior da estrutura. A informação foi confirmada pelo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Norte (Crea/RN), que realizou uma visita ao canteiro de obras na última quinta-feira (9).
Durante a visita, o Crea/RN destacou a preocupação do DNIT e da empresa responsável, Jatobeton Engenharia LTDA, em concluir as etapas críticas da obra o mais rápido possível. A liberação do tráfego está prevista para o final de abril, permitindo que os trabalhos continuem apenas na parte inferior da ponte.
Complexidade das obras e nível de criticidade
A Ponte de Igapó foi classificada com grau 2 de criticidade, um estágio grave de deterioração estrutural, próximo ao pré-colapso total. O DNIT comparou a situação à de uma ponte na divisa entre Maranhão e Tocantins, que desabou recentemente após atingir o mesmo nível de comprometimento. Essa gravidade exigiu intervenções mais complexas e urgentes do que o inicialmente previsto.
O grau de deterioração atrasou a execução da obra, sendo necessário agir com maior urgência. Para se ter uma ideia, uma obra semelhante, como a da ponte sobre o rio Piranhas, levou quatro anos para ser concluída.
Desafios técnicos e influência das marés
A restauração dos pilares da ponte exigiu a remoção do concreto deteriorado, tratamento da estrutura metálica e aplicação de uma nova camada de concreto. Esse processo foi ainda mais complicado devido à umidade e à influência das marés, que muitas vezes interromperam os trabalhos.
A variação da maré impactou diretamente o andamento da obra, com serviços só podendo ser retomados após a maré baixar. Outro desafio foi a substituição das borrachas de neoprene nos vãos intermediários, que exigiu a elevação da ponte com macacos hidráulicos, um trabalho minucioso realizado por baixo da estrutura.
Investimento e interdição parcial
Com um investimento de aproximadamente R$ 30 milhões, as obras de reestruturação da Ponte Presidente Costa e Silva, conhecida como Ponte de Igapó ou Ponte Velha, começaram em setembro de 2023. Inicialmente, as intervenções ocorreram no sentido zona Norte/Centro. Atualmente, os serviços estão sendo realizados no sentido Centro/zona Norte, resultando na interdição parcial da via. O tráfego está sendo desviado para o lado oposto da pista, operando em mão dupla.
Alerta para a manutenção preventiva
O Crea/RN alertou para a importância da manutenção preventiva em infraestruturas públicas, como pontes, viadutos e passarelas. Em janeiro deste ano, o conselho emitiu ofícios ao DNIT, DER/RN e às prefeituras de Natal e Mossoró, cobrando planos de manutenção preventiva para evitar situações críticas, como o colapso da ponte entre Maranhão e Tocantins.