Do PORTAL UNIBUS
Foto: Carlos Júnior
O primeiro ônibus movido a gás natural e biometano do sistema de transporte da Grande Goiânia entra em uma nova etapa de avaliação. Após testes operacionais na HP Transportes, o modelo Scania K280 UB4x2 GNC passa agora a ser analisado pela COOTEGO – Cooperativa de Transportes do Estado de Goiás. O veículo será utilizado na linha 111 – T. Novo Mundo – T. Senador Canedo, permitindo uma nova análise de seu desempenho no transporte intermunicipal metropolitano.
Desenvolvido para reduzir até 20% das emissões de CO² e até 90% dos gases tóxicos em comparação aos ônibus movidos a diesel, o modelo segue o padrão Euro 6, referência global no controle de emissões. O motor de 280 hp e 9 litros, com cinco cilindros e torque de 1.350 Nm entre 1.000 e 1.400 rpm, garante um desempenho eficiente e ecológico. Além disso, o sistema conta com EGR (Recirculação de Gases de Escape) e controle de lambda, contribuindo para a redução da poluição.
A transmissão automática ZF Ecolife, com seis marchas, freio retarder e função Lock-up, melhora a eficiência energética e o conforto operacional. Para aumentar a segurança, o veículo possui sistema eletrônico de estabilidade (ESP), bloqueio de saída com portas abertas e freio de aclive.
Conforto e tecnologia
Com carroceria Caio Millennium, o ônibus foi projetado para oferecer uma experiência moderna e acessível aos passageiros. Entre os destaques estão:
- Ar-condicionado para maior conforto térmico;
- Iluminação interna em LED;
- Tomadas USB para carregamento de dispositivos móveis;
- Assentos reservados para pessoas com deficiência;
- Elevador semiautomático para embarque de passageiros com mobilidade reduzida;
- Piso antiderrapante, martelos de emergência, alçapões no teto, câmera de ré e campainha wireless, reforçando a segurança a bordo.
Testes em diferentes estados
Antes de chegar à Goiânia, o ônibus passou por testes em diversos estados, incluindo Rio de Janeiro, Pernambuco, Mato Grosso do Sul e São Paulo, operando em empresas como Transportes Santo Antônio, Consórcio Conorte e Rápido D’Oeste. Agora, ao ser testado na linha 111 pela COOTEGO, a expectativa é avaliar sua viabilidade no transporte metropolitano de Goiânia, seguindo a iniciativa já realizada nas linhas da HP Transportes.
Com a nova fase de testes, o projeto reforça o compromisso das empresas com a sustentabilidade e inovação na mobilidade urbana, abrindo caminho para alternativas mais limpas e eficientes no transporte público.