Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Volvo do Brasil)
O prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel, coordenou uma reunião de trabalho para discutir a formatação do novo contrato de concessão do transporte coletivo. O encontro contou com a participação de secretários municipais, representantes do BNDES e do consórcio responsável pelo projeto.
Durante a reunião, o prefeito reafirmou a meta de lançar o edital da concessão ou Parceria Público-Privada (PPP) em setembro de 2025. O novo modelo prevê modernização do sistema, reestruturação dos serviços da Rede Integrada de Transporte (RIT) e descarbonização gradual da frota, com a ampliação do uso de ônibus elétricos.
Transição e financiamento
Além da definição entre concessão tradicional ou PPP, os estudos analisam o período de transição entre o lançamento do edital, a realização do leilão e a implantação do novo contrato. Também estão em avaliação a viabilidade econômico-financeira do projeto e a estrutura necessária para a implantação de uma rede de recarga para veículos elétricos.
O novo contrato substituirá a concessão atual, firmada em setembro de 2010, com validade de 15 anos. O edital definirá o modelo de operação, as regras de integração, os investimentos necessários, a remuneração das empresas operadoras, as garantias e o prazo da concessão.
Com a nova estruturação, Curitiba busca tornar o transporte público mais eficiente, sustentável e moderno, alinhado às tendências de mobilidade urbana e redução da emissão de poluentes.