Do PORTAL UNIBUS
Foto: Cesar Lopes (Prefeitura de Porto Alegre)
A Prefeitura de Porto Alegre recebeu, nesta quarta-feira (22), o primeiro ônibus elétrico articulado a ser testado na cidade. O veículo faz parte do edital de chamamento público da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (SMMU), publicado em 2023, que busca avaliar soluções inovadoras no transporte coletivo, especialmente de fabricantes interessados em demonstrar a tecnologia de ônibus elétricos.
O ônibus ficará em operação por 30 dias, atendendo quatro linhas em sistema de rodízio para testar seu desempenho em diferentes trajetos. O primeiro itinerário a receber o veículo será a linha 398 – Pinheiro, a partir desta quinta-feira (23). O percurso conecta o Centro Histórico ao bairro Lomba do Pinheiro, passando pelo Terminal Salgado Filho e percorrendo 23 quilômetros até a parada 21 da Estrada João de Oliveira Remião. As demais linhas serão divulgadas posteriormente.
Durante a entrega do ônibus, estiveram presentes o prefeito Sebastião Melo, o secretário municipal de Mobilidade Urbana, Adão de Castro Júnior, o diretor-presidente da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), Pedro Bisch Neto, e a vice-prefeita Betina Worm.
De acordo com Castro Júnior, a iniciativa faz parte do Programa Mais Transporte, que busca aprimorar a qualidade do serviço prestado aos passageiros. “Vamos realizar testes com este veículo de alta capacidade em trajetos variados para avaliar seu desempenho operacional. Queremos proporcionar uma experiência inovadora, sustentável e eficiente, tornando o transporte público mais seguro e atrativo”, afirmou.
Características do ônibus elétrico
O veículo, batizado de e-Bus Articulado, tem 21,5 metros de comprimento e capacidade para até 150 passageiros. Ele é fabricado no Brasil e conta com tecnologia da Eletra, chassi Mercedes-Benz, carroceria eMillenium Caio e motor elétrico, inversor e bateria da WEG.
Outros destaques do modelo incluem:
- Autonomia de 220 quilômetros por carga
- Recarga completa em quatro horas
- Ar-condicionado
- Wi-fi e tomadas USB para carregamento de celulares
- Acessibilidade universal, com espaço para duas cadeiras de rodas
Investimento e expansão da frota
Para ampliar o uso de ônibus elétricos na capital, a Secretaria de Mobilidade Urbana submeteu o projeto ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal. O pedido envolve um investimento de mais de R$ 1 bilhão para renovação da frota e ampliação do transporte sustentável em Porto Alegre.
A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal em buscar alternativas mais sustentáveis e eficientes para o transporte público, reduzindo impactos ambientais e modernizando o sistema de mobilidade urbana.