Aracaju inicia operação experimental de ônibus elétricos

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (TEVX Higer Bus)

Os moradores de Aracaju passaram a contar, desde ontem (20), com uma nova experiência no transporte público com a chegada dos ônibus elétricos. A operação experimental ocorre nas linhas circulares 001 e 002, que percorrem a cidade da Zona Norte à Zona Sul.

Segundo a prefeita Emília Corrêa, a iniciativa faz parte do plano de modernização do transporte coletivo e reforça o compromisso com a sustentabilidade. “Queremos a participação da população nessa construção. Trazer ônibus elétricos será um avanço para a Nova Aracaju que estamos construindo”, afirmou.

Tecnologia e sustentabilidade
O modelo escolhido para a operação é o Azure A12 BR, de 12 metros, fabricado pela TEVX Higer, uma das maiores montadoras de ônibus elétricos do mundo. O veículo possui zero emissão de gases poluentes, baixo nível de ruído e capacidade para 76 passageiros.

Com autonomia de 300 km por recarga, o ônibus pode ampliar esse alcance em até 30% devido ao sistema de freios regenerativos. O conjunto de baterias de 385 kWh permite uma recarga completa em até 2,5 horas.

De acordo com Carlos Eduardo Souza (Cadu), CEO da TEVX Higer, a escolha pelo transporte 100% elétrico e sustentável representa um avanço no conceito de cidade inteligente. “Queremos demonstrar que é possível oferecer um serviço de qualidade, confortável e que beneficie a saúde de todos”, destacou.

Conforto e acessibilidade
O novo ônibus traz diversas melhorias para os passageiros:
= Acessibilidade completa, com piso baixo, sistema de ajoelhamento da suspensão, rampa de acesso e espaço reservado para cadeirantes;
= Tomadas USB em todos os assentos e suporte para carregamento de dispositivos móveis também para quem viaja em pé;
= Wi-Fi gratuito e ar-condicionado ecológico, com saídas individuais e vidros com tratamento UV, proporcionando conforto térmico;
= Sistema avançado de segurança, com painel digital, câmeras externas e retrovisores eletrônicos para melhor visibilidade e manobras mais seguras.

Além disso, a estrutura do Azure A12 BR utiliza tecnologia monobloco, garantindo maior rigidez estrutural, eficiência energética e redução do impacto no pavimento urbano.

Redução de custos e expansão pelo Brasil
Os operadores também devem se beneficiar com uma economia significativa nos custos de manutenção, estimada em até 60% em relação aos modelos a diesel, e em até 80% nos custos operacionais totais.

O modelo já está em operação em Cascavel (PR) e Belém (PA), além de ter sido testado em cidades como Florianópolis (SC), Campinas (SP), Curitiba (PR), Salvador (BA) e São José dos Campos (SP).

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