Ceará recebe 113 novos ônibus escolares do Programa Caminho da Escola

Estudantes da UFRN em São Gonçalo do Amarante seguem sem transporte universitário

Do PORTAL UNIBUS
Foto: Yuri Leonardo (Casa Civil / Governo do Ceará)

Os estudantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) que residem em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal, estão sem acesso ao transporte universitário (TU) fornecido pela prefeitura desde o retorno do semestre letivo, em 7 de janeiro.

De acordo com a Secretaria Municipal de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL), a gestão anterior teria excluído os cadastros dos estudantes que utilizavam o transporte. Além disso, a secretaria alegou que os ônibus escolares utilizados no serviço estavam sem revisão e vistoria, comprometendo a segurança dos passageiros.

Por outro lado, em entrevista à TV Universitária, estudantes afirmaram que ainda possuem a carteirinha que comprova o direito ao transporte. Além disso, relataram que o grupo de comunicação responsável pelo TU bloqueou o envio de mensagens por parte dos alunos em 27 de dezembro de 2024, informando apenas que novas atualizações seriam divulgadas posteriormente.

A estudante de Letras Auridney Yorke, em entrevista ao Agora RN, destacou as dificuldades enfrentadas pela suspensão do transporte. “A falta do transporte universitário está me impedindo de frequentar as aulas e posso perder o semestre. Não tenho condições de arcar com os custos do transporte público”, afirmou.

Diante da situação, os estudantes passaram a relatar o problema nas redes sociais, pressionando por soluções. Em resposta, a prefeitura anunciou a abertura de um novo cadastramento para o serviço, com prazo até 31 de janeiro, último dia de aula antes do recesso. No entanto, os universitários continuam sem acesso ao transporte até o momento, sem previsão de retomada.

Falta de transporte nos turnos da manhã e tarde
Outro problema apontado pelos estudantes é a ausência do transporte universitário nos turnos da manhã e da tarde. Em um comentário nas redes sociais, uma estudante do curso de Contabilidade da UFRN relatou que, mesmo tendo se cadastrado corretamente desde o início da graduação, nunca foi beneficiada pelo serviço.

“Saio de casa às 5h todos os dias, pego pelo menos dois ônibus lotados, chego atrasada e cansada. Fiz o cadastro e providenciei toda a documentação em 2022. Já estou indo para o quarto ano e nunca fui contemplada pelo transporte universitário”, afirmou.

Questionada sobre a situação, a SEMJEL informou que o transporte universitário seguirá operando apenas no turno da noite, devido à disponibilidade dos ônibus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Pular para o conteúdo