Do PORTAL UNIBUS
Foto: Divulgação (Marcopolo / Secco Comunicação)
Dez anos após sua última inclusão, a Marcopolo voltou a integrar o Ibovespa, principal índice de ações negociadas na B3. A inclusão, anunciada para 2025, reflete o fortalecimento da empresa e seu crescente destaque no mercado financeiro, tanto nacional quanto internacional.
O Ibovespa é uma carteira teórica que reúne empresas representativas do mercado de capitais brasileiro, sendo referência para investidores. O índice engloba ações que representam cerca de 80% do volume financeiro negociado na bolsa.
De acordo com José Antônio Valiati, diretor de Relações com Investidores da Marcopolo, a reintegração ao Ibovespa simboliza o reconhecimento do mercado. “A inclusão da Marcopolo no índice retrata o aumento do interesse dos investidores na companhia, impulsionado pelos resultados crescentes observados nos últimos anos”, destacou.
Critérios de inclusão no Ibovespa
A composição do índice é revisada a cada quatro meses, com base em critérios de liquidez e volume financeiro no mercado à vista. Para integrar o Ibovespa, as empresas devem estar entre os 85% maiores índices de negociabilidade e registrar participação em pelo menos 95% dos pregões no período avaliado.
O retorno da Marcopolo ao índice confirma a boa fase da empresa e sua capacidade de atender às exigências do mercado, consolidando sua posição entre as principais companhias listadas na bolsa de valores.